Notícia no detalhe
Motofogs: mais uma estratégia para combater a dengue
Campos já conta com mais uma arma no combate à dengue. Trata-se da motofog, uma ferramenta inovadora na aplicação de inseticidas, com sistema de controle de vetores instalado em uma moto. A vantagem deste tipo de equipamento é a acessibilidade em locais que o carro não chega devido ao tamanho do veículo. A Prefeitura adquiriu 8 motofogs.
A nova ferramenta vai complementar o trabalho do carro-fumacê e começa a ser usada nos próximos dias. Os agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) foram treinados nesta quarta-feira (8) para utilizarem o aparelho. De acordo com o diretor do órgão, Cesar Salles, o controle micro processado de vazão do equipamento controla o fluxo em tempo real por meio de injeção eletrônica e maximiza sua eficácia.
Segundo ele, a “moto fumacê” tem baixo custo, pois necessita apenas de um operador e não utiliza combustível exclusivo para acionar o equipamento. “Ao invés de pulverizar o veneno, o aparelho o transforma em fumaça, alcançando um maior raio de ação. Além disso, é um veículo ecologicamente correto, pois a emissão de CO2 da moto é 70% menor do que no carro”, explica o diretor.
O secretário Municipal de Saúde, Paulo Hirano, destaca que as motofogs armazenam 25 litros de inseticida e óleo mineral em um reservatório na traseira, possuindo também dois baús laterais que guardam equipamentos de proteção individual e acessórios do veículo. “Com mais essa medida, a prefeitura mostra que está fazendo sua parte na luta contra a dengue. Mas é preciso que a população também faça a sua, tomando todos os procedimentos necessários para evitar a proliferação do mosquito da dengue”, lembra.
LIRAa – De acordo com o coordenador do Programa de Controle da Dengue, Marcelo Duarte, o atual índice de infestação predial do município é ainda menor do que havia divulgado o órgão na última segunda-feira (6). O índice correto, com base no 3º Levantamento do Índice Rápido de Infestação do Mosquito Aedes aegypti (LIRAa) é de 1,6% e não 1,9%.
Segundo ele, o sistema de Informações apresentou problemas durante o envio de dados para a Secretaria estadual de Saúde e Defesa Civil (Sesdec). “O 3º LIRAa foi realizado entre os dias 30 de maio e 3 de junho, em parceria com a Sesdec. O levantamento feito em março apontou índice de 4,3% de infestação, mas graças às ações de bloqueio da Prefeitura, o resultado foi menor este mês”, afirmou Marcelo.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/01/2025 20:01:04 Chuvas de 60mm em uma hora provocam alagamentos na cidade
- 08/01/2025 18:36:20 Sarau da Casa de Cultura do Farol adiado em razão do mau tempo
- 08/01/2025 17:40:13 CEA e Parque Estadual da Lagoa do Açu realizam Eco Trilha na praia de Farol
- 08/01/2025 17:19:23 Vigilância Sanitária verifica denúncia e interdita restaurante no Centro da cidade
- 08/01/2025 16:44:33 IMTT participa de campanha sobre trânsito seguro das empresas do Porto do Açu
Chuvas de 60mm em uma hora provocam alagamentos na cidade
0801 18h36Sarau da Casa de Cultura do Farol adiado em razão do mau tempo
0801 17h40CEA e Parque Estadual da Lagoa do Açu realizam Eco Trilha na praia de Farol
0801 17h19Vigilância Sanitária verifica denúncia e interdita restaurante no Centro da cidade
0801 16h44IMTT participa de campanha sobre trânsito seguro das empresas do Porto do Açu
Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro
2Contribuinte adimplente terá desconto de 10% no IPTU em cota única até 20 de janeiro
3Prefeitura desmente aumentos de IPTU e Contribuição sobre Serviço de Iluminação
4Primeiro DO do ano traz medidas de austeridade e cumprimento de TAG junto ao TCE
5Aberto edital de Processo Seletivo para contratação temporária de mediadores
6Cadastro Único: agendamento para atualização abrirá toda sexta-feira