A vacina bivalente continua sendo aplicada para grupos prioritários elencados pelo Ministério da Saúde (MS) como mais vulneráveis para a evolução da forma grave da Covid-19. O imunizante, que utilizado como reforço, está disponível nesta quinta-feira (23) em 12 postos, sendo um drive-thru, conforme especificado ao final do texto.
Logo, podem receber o imunizante os idosos de 60 anos ou mais de idade; pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos de idade; indígenas, ribeirinhos e quilombolas a partir de 12 anos de idade); gestantes e puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto); Trabalhadores da saúde, incluindo estudantes da área que estiverem prestando atendimento na assistência de saúde; e pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos de idade).
Também estão sendo vacinadas as pessoas que vive em Instituições de Longa Permanência ((ILP) e Residência Inclusiva (RI) a partir de 12 anos e seus trabalhadores; população privada de liberdade; adolescentes em medidas socioeducativas; e funcionários do Sistema de Privação de Liberdade. Essa imunização acontece nos próprios locais.
Para receber a vacina bivalente é preciso ter concluído, pelo menos, o esquema primário de duas doses com as vacinas monovalentes. Além disso, é necessário ter tomado a última dose há, no mínimo, quatro meses. A vacina bivalente protege contra a cepa original do coronavírus (SARS-CoV-2) e as subvariantes ômicron.
No ato da imunização, além do cartão de vacina contra a Covid-19, que contém as doses recebidas anteriormente, também é preciso levar documento com foto, CPF e comprovante de residência que são obrigatórios para todos os grupos. As gestantes devem levar o cartão pré-natal e as puérperas precisam levar um documento que comprove o puerpério, como certidão de nascimento do bebê, cartão da gestante ou documento do hospital onde ocorreu o parto.
Os profissionais de saúde devem levar um documento que comprove o efetivo exercício da função (carteira de trabalho, contracheque) ou registro no Conselho responsável pela categoria. Já as pessoas imunocomprometidas e as pessoas com deficiência permanente (física, sensorial e intelectual), além dos documentos pessoais já citados, é necessário levar o laudo médico ou outro documento que comprove a condição.
São considerados indivíduos imunocomprometidos ou em condição de imunossupressão: pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea; pessoas vivendo com HIV (PVHIV); pessoas com doenças inflamatórias imunomediadas em atividade e uso de corticoide em dose maior ou igual a 20mg/dia de prednisona ou equivalente por mais de 14 dias. Crianças em uso de prednisona ou equivalente maior ou igual 2mg por mais de 14 dias até 10kg; indivíduos em uso de imunossupressores e/ou imunobiológicos que levam à imunossupressão; pessoas com erros inatos da imunidade (imunodeficiência primárias); pessoas com doença renal crônica em hemodiálise; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos 6 meses; e pessoas com neoplasias hematológicas.
Considera-se com deficiências permanentes, para receber a vacina contra a Covid-19, pessoas que têm impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial como: limitação motora que causa grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas; individuais com dificuldades ou incapacidade de ouvir, mesmo com uso de aparelho auditivo; incapacidade de enxergar mesmo com uso de óculos; deficiência intelectual permanente que limite as suas habilidades habituais como trabalhar, ir à escola, brincar ou etc.
LOCAIS DE VACINAÇÃO DAS 9H ÀS 16H:
DRIVE-THRU GUARUS PLAZA SHOPPING
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE (8h30 às 17h)
CLUBE DA TERCEIRA IDADE
FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ESPORTES (ANTIGA AABB)
QUIOSQUE RODOVIÁRIA ROBERTO SILVEIRA
LOCAL DE VACINAÇÃO DAS 9H ÀS 15H:
UBS TOCOS
UBSF LAGOA DE CIMA
UBSF CONSELHEIRO JOSINO
UBSF PARQUE PRAZERES
UBSF LAGAMAR/FAROL DE SÃO TOMÉ
UPH TRAVESSÃO
LOCAL DE VACINAÇÃO DAS 11H ÀS 20H:
UPH SALDANHA MARINHO