O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Jardim Carioca é um dos CRAS da cidade que oferecem à população mais carente diversos serviços sociais. Criada em 2009, no governo da ex-prefeita Rosinha Garotinho, a unidade completa 24 anos este mês. Das 103.247 famílias inseridas no CadÚnico na cidade de Campos, 13.197 famílias residem no território do CRAS Jardim Carioca. O secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho visitou a unidade e também os CRAS de Travessão e Morro do Coco.
“Estamos aprimorando os atendimentos e conversando com as equipes para humanizarmos, cada vez mais, o apoio à população em situação de vulnerabilidade social. Desde o início do governo Wladimir Garotinho, ampliamos os investimentos na área social e aumentamos a rede de proteção dos mais vulneráveis”, explicou o secretário.]
O município conta com 13 CRAS (Parque Guarus, Chatuba, Travessão, Goitacazes, Esplanada, Morro do Coco, Jóquei, Penha, Codim, Custodópolis, Jardim Carioca, Ururai e Matadouro) e o 14º, em construção em Farol de São Thomé, vai ampliar o atendimento aos moradores da Baixada Campista.
JARDIM CARIOCA - O território do CRAS Jardim Carioca compreende alguns bairros da região de Guarus, como o próprio Jardim Carioca, Parque Alvorada, Parque Niterói, Parque Prazeres, Parque Presidente Vargas, Parque Residencial Lapa II, Parque Santo Antônio, Parque Vicente Dias, Zuza Mota e Usina São João. O primeiro passo para uma família ou indivíduo ser referenciado pelo CRAS é fazer a inscrição no Cadastro Único, que é um sistema do Governo Federal que serve como uma base de dados para identificar e conhecer as pessoas e famílias mais vulneráveis.
O CadÚnico é a porta de entrada para a inserção das pessoas em benefícios oferecidos no âmbito federal, como o Bolsa Família. No âmbito municipal, os benefícios são diversos, como o Cartão Goitacá, Mãe Coruja, cestas básicas, Aluguel Social, o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), entre outros.
A inserção de pessoas e famílias em benefícios e programas passa por uma avaliação e acompanhamento, não só pelo CRAS do Jardim Carioca, mas também pelos outros CRAS e pelas equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social.
Foto: Éder Souza/Divulgação
Grávida de gêmeos, a Ester Gomes, de 22 anos, trabalha como faxineira e buscou o CRAS do Jardim Carioca para tentar algum benefício que possa ajudar a sua família. “Eu trabalho fazendo faxina e descobri recentemente que estou grávida de gêmeos, então vai ficar complicado manter as contas de casa. Agora, eu vou precisar parar de trabalhar, mas os benefícios vão me ajudar a comprar as coisas para os bebês”, disse a jovem.
A coordenadora do CRAS do Jardim Carioca, Nivea Maria, falou da importância do acompanhamento de perto pelas equipes às pessoas e famílias. “Além de encaminhar para benefícios eventuais, a gente realiza acompanhamento dessas pessoas e suas famílias para avaliar a necessidade de outros encaminhamentos e orientações que possam ajudar de certa forma”, disse a coordenadora.
SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS
De responsabilidade dos CRAS, o SCFV possui um caráter preventivo, protetivo e proativo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades dos usuários. O serviço é ofertado de modo a garantir a segurança da acolhida nos espaços municipais, de convívio familiar e comunitário, além de estimular o desenvolvimento da autonomia dos usuários.