A Subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos iniciou as aulas do Pré-Vestibular Norma Brito, que é um pré-vestibular social, ou seja, gratuito, oferecido a quem vai prestar o Enem ou fazer provas para universidades este ano. Além das aulas do pré-vestibular, a SIRD está se preparando para iniciar, no início do mês de abril, as aulas de diversos cursos profissionalizantes na área da beleza e estética. Uma aula inaugural de boas-vindas foi dada para levar informações dos cursos aos alunos. A subsecretaria é vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social.
As aulas do Pré-Vestibular acontecem à noite e são dadas por professores voluntários em diversas disciplinas, como Português, Inglês, Matemática, Espanhol, Artes, Química, Física, Biologia, História, Sociologia, Geografia e Redação.
As aulas acontecerão até a semana que antecede o Enem, previsto para acontecer em novembro. A proposta do Pré-Vestibular Norma Brito é ser um espaço para minimizar a diferença educacional e alavancar novos atores ao nível superior. O Pré-Vestibular é nomeado “Norma Brito” em homenagem póstuma à educadora e ativista do Movimento Negro de Campos, Norma Ribeiro Brito, que morreu aos 52 anos em 2017.
Para o subsecretário, Gilberto Coutinho, a oportunidade dada aos alunos, principalmente aos que são negros, abre um leque de oportunidades futuras. “É uma oportunidade grande para a população vulnerabilizada, que é formada em sua maioria por negros e periféricos. Essas pessoas têm um grande desejo de ingressar no ensino superior, então através do pré-vestibular eles podem obter essa realidade. Com a visão de pertencimento que é passada, acredito que eles se sintam mais confiantes e encorajados. ”, disse.
O Pré formou uma turma de aproximadamente 60 alunos. A estudante Larissa Miranda, de 21 anos, decidiu participar das aulas para tentar uma boa nota no Enem deste ano.
“Eu quero muito passar no Enem, mas estudar em casa eu não consigo porque acho bem difícil. Aqui, eu estou avançando muito nos estudos já que os professores são ótimos e explicam muito bem as matérias e tiram nossas dúvidas. ”, disse a estudante.
Os cursos profissionalizantes da área da beleza e estética serão iniciados ainda nesta semana. Os cursos são de cabeleireiro, maquiagem, designer de sobrancelha, drenagem linfática e tranças. Ao todo, cerca de 180 alunos foram matriculados e as aulas terão duração de seis meses. Uma das alunas é a Adriana da Silva, de 25 anos. Ela trabalha como doméstica e está animada para iniciar as aulas de cabeleireira.
“Vai ser uma nova etapa na minha vida. Eu sempre quis aprender as técnicas, porque eu vou conseguir me formar e conseguir uma nova profissão. Eu tenho duas filhas e o dinheiro vai me ajudar muito. ”, disse.
“Os cursos têm um público que é majoritariamente composto por mulheres, que precisam adaptar suas realidades a partir das várias jornadas de trabalhos, filhos, casa, e, ainda assim procuram tempo para estudar. Esses cursos profissionalizantes são geração de renda imediata, sendo uma maneira de dar equidade sócio-racial a elas. ”, finalizou o subsecretário.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, os cursos e garantem a entrada dos profissionais no mercado de trabalho. “É uma possiblidade de dar mais dignidade a população em situação de vulnerabilidade social através de cursos de geração de renda e também realizar o sonho de jovens sonhadores de ingressar numa universidade”, explicou o secretário.
As vagas para o Pré-Vestibular e para os cursos profissionalizantes já foram preenchidas totalmente. Para os interessados em participar das novas turmas, é importante ficar atento não só nas publicações do site da Prefeitura, mas também nas redes sociais da SIRD e da Subsecretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social.