A dose de reforço da vacina bivalente contra a Covid-19 continua disponível para todas pessoas com idade igual ou superior a 50 anos sem comorbidades e demais grupos prioritários. Para receber a vacina basta ir a um dos 13 postos distribuídos pelo município, onde o atendimento é por livre demanda.
Pode receber a bivalente as pessoas que receberam, no mínimo, duas doses de vacinas monovalentes ou as quatro doses há pelo menos quatro meses. As pessoas que estão na faixa etária ou pertence a algum grupo prioritários, mas só tomaram uma dose até agora, terão que tomar a segunda dose da primeira versão da vacina para, posteriormente, receber a bivalente.
Fazem parte do grupo prioritários as pessoas com 12 anos ou mais com comorbidades; pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos; indígenas, ribeirinhos e quilombolas a partir de 12 anos; gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde, incluindo estudantes da área que estão em atuação; e pessoas com deficiência permanente também a partir de 12 anos.
As comorbidades elencadas para receber a vacina bivalente: Arritmias cardíacas; Cardiopatias congênita no adulto; Cardiopatia hipertensiva; Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar; Diabetes mellitus; Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas; Doença hepática crônica; Doenças neurológicas crônicas e distrofias musculares; Doença renal crônica; Hemoglobinopatias e disfunções esplênicas graves; Hipertensão Arterial Resistente (HAR); Hipertensão arterial estágio 3; Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo; Insuficiência cardíaca (IC); Miocardiopatias e Pericardiopatias; Obesidade mórbida; Pneumopatias crônicas graves; Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados; Síndromes coronarianas; Síndrome de Down e outras Síndromes genéticas; e Valvopatias.
São considerados indivíduos imunocomprometidos ou em condição de imunossupressão: pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea; pessoas vivendo com HIV (PVHIV); pessoas com doenças inflamatórias imunomediadas em atividade e uso de corticoide em dose maior ou igual a 20mg/dia de prednisona ou equivalente por mais de 14 dias; crianças em uso de prednisona ou equivalente maior ou igual 2mg por mais de 14 dias até 10kg; indivíduos em uso de imunossupressores e/ou imunobiológicos que levam à imunossupressão; pessoas com erros inatos da imunidade (imunodeficiência primária); pessoas com doença renal crônica em hemodiálise; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos 6 meses; e pessoas com neoplasias hematológicas.
Considera-se com deficiência permanente, as pessoas que têm impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial como: limitação motora que causa grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas; individuais com dificuldades ou incapacidade de ouvir, mesmo com uso de aparelho auditivo; incapacidade de enxergar mesmo com uso de óculos; deficiência intelectual permanente que limite as suas habilidades habituais como trabalhar, ir à escola, brincar, entre outros.
No ato da vacinação, além do cartão de vacina contra a Covid-19, que contém as doses recebidas anteriormente, é preciso apresentar documento com foto, CPF e comprovante de residência, obrigatórios para todos os grupos. As gestantes devem apresentar também o cartão pré-natal e as puérperas precisam levar um documento que comprove o puerpério como certidão de nascimento do bebê, cartão da gestante ou documento do hospital onde ocorreu o parto.
Os profissionais de saúde devem levar um documento que comprove o efetivo exercício da função (carteira de trabalho, contracheque) ou registro no Conselho responsável pela categoria. Já as pessoas imunocomprometidas e as pessoas com deficiência permanente (física, sensorial e intelectual), além dos documentos pessoais citados, devem apresentar laudo médico ou outro documento que comprove a condição.
POSTOS EXCLUVISOS PARA IDOSOS ACIMA DE 60 ANOS
Clube da Terceira Idade – 9h às 16h
Campos Shopping – 9h às 16h
Drive-thru Guarus Plaza Shopping – 9h às 16h
POSTOS PARA TODOS OS PÚBLICOS
Secretaria Municipal de Saúde – 8h30 às 17h
Fundação Municipal de Esportes (antiga AABB) – 9h ÀS 16h
Quiosque Rodoviária Roberto Silveira – 9h às 16h
UBS Tocos – 9h às 15h
UBSF Lagoa de Cima – 9h às 15h
UBSF Conselheiro Josino – 9h às 15h
UBSF Parque Prazeres – 9h às 15h
UBSF Lagamar/Farol de São Tomé – 9h às 15h
UPH Travessão – 9h às 15h
UPH Saldanha Marinho – 11h às 20h