Mais de 200 profissionais de saúde participaram na noite de quarta-feira (26), no anfiteatro da Faculdade de Medicina de Campos (FMC), da I Semana Municipal de Capacitação Profissional em Humanização no Atendimento do SUS. O treinamento, voltado para enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, encarregados das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e da Estratégia Saúde da Família (ESF), Agentes Comunitários de Saúde e recepcionistas, foi promovido pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), da Secretaria Municipal de Saúde.
O secretário de Saúde, Paulo Hirano, abriu o evento, acompanhado do superintendente da Rede Campos de Saúde Pública, Charbell Kury, do diretor de Atenção Básica, Benedito Pereira Martins, do subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), Rodrigo Carneiro, da diretora dos Programas de Saúde, Francielle de Oliveira Lima, do coordenador do NEPS, Antônio Salim Khouri, do secretário municipal de Administração e Recursos Humanos, Wainer Teixeira de Castro, e do diretor de Gestão de Pessoas da secretaria de Saúde, Nilo Sérgio. Também esteve presente Viviam Lombardi Ferreira, membro da comissão de coordenação do NEPS.
Antes dos discursos e das palestras, foi exibido um vídeo de agradecimento aos profissionais que atuaram na linha de frente contra a Covid-19 no período crítico da pandemia. Houve ainda o sorteio de bolsas de estudo, entre os profissionais, para cursos de qualificação, e a entrega simbólica de tablets para os Agentes Comunitários de Saúde da UBS da Penha e da UBSF do Parque Imperial.
Segundo Paulo Hirano, os agentes de todas as unidades de saúde receberão um tablet para a informatização do trabalho diário, otimizando o tempo das visitas domiciliares e, dessa forma, ampliar o número de visitações.
"Por meio dos aparelhos, os dados coletados dos pacientes durante as visitas serão enviados, simultaneamente, ao Ministério da Saúde, garantindo, assim, o repasse de verbas, condição ligada a informações prestadas pela equipe da Atenção Básica. Essa entrega é mais um dos compromissos assumidos pelo prefeito Wladimir Garotinho que estamos cumprindo", disse o secretário de Saúde, que fez uma explanação do Programa Previne Brasil, instituído pelo Ministério da Saúde em 2019.
Paulo Hirano disse que, após o fortalecimento da Rede de Urgência e Emergência do município, o foco agora é a Atenção Básica. "Queremos mudar o cenário da Atenção Básica, unificando os propósitos, mas só alcançaremos os resultados, se vocês souberem o que fazer com base nas diretrizes e protocolos do Ministério da Saúde. Daí a importância dessa capacitação. Para a execução na ponta é preciso planejamento e determinação. Quando for atender um paciente, pare e pense se gostaria de receber o mesmo acolhimento. O SUS é universal e para todos", afirmou.
O superintendente da Rede Campos de Saúde Pública, Charbell Kury, pediu aos profissionais que continuem estudando, lendo e, o principal, que sejam sensíveis à dor do outro. "Converse, fale e, se necessário, fale de novo, mas com carinho. Muitos pacientes, em especial os idosos, querem apenas conversar e serem ouvidos".
Já o secretário municipal de Administração e Recursos Humanos, Wainer Teixeira de Castro, que foi um dos palestrantes da noite, disse que ser humano não é ser bobo ou bonzinho, mas é ser bom.
"As pessoas são complexas. Cada um tem um mundo e não há mundo que se compare a outro. Quando for prestar um atendimento procure saber o nome da pessoa e chame-a pelo nome. Assim você exerce autoridade e trás essa pessoa para perto".
A encarregada da UBS do Parque Santos Dumont, Mariângela Pontes Moore Pereira, achou positiva a iniciativa do evento. "Além da troca de experiência, estamos adquirindo novos conhecimentos", disse.