Professores do 5° ano de escolaridade, pedagogos, professores de Suporte Pedagógico (PSPs) e professores que atuam no Projeto Estação Educação podem se inscrever para participar da Formação de Língua Portuguesa “A perspectiva da linguagem às habilidades de avaliação do Saeb". A capacitação acontece nos dias 10 e 11 de maio, na Escola Municipal 29 de Maio, situada no Parque Leopoldina. Essa e dezenas de formações estão sendo ofertadas aos profissionais da rede municipal de ensino pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), por meio da Escola de Formação de Educadores Municipais (Efem), mensalmente.
De acordo com o secretário de Educação, Marcelo Feres, outra capacitação que merece destaque abordará o tema “Arqueologia e Patrimônio: possibilidades de abordagens interdisciplinares” e também acontecerá quinta-feira (11), em dois turnos, às 8h30 e às 14h, no Auditório da sede da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes.
“As palestrantes serão Úrsula Pinto Lopes de Farias, historiadora e mestre em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares, e Sílvia Alves Peixoto, historiadora, mestre e doutora em Arqueologia”, destacou o secretário.
No dia 15 de maio, será ofertada uma oficina com o tema “Projeto de Vida! Você tem um?”, com representantes do Sebrae, às 14h e às 18h, na Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL) - sala Felícia, na Avenida Sete de Setembro, 274, Centro.
Em de maio vai ser realizado o curso “Saeb na Prática”, voltado para professores dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental Anos Iniciais e Orientadores Pedagógicos, ministrado pela equipe de Matemática da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct). A capacitação vai ser realizada na E.M Amaro Prata Tavares, no Centro.
No dia 24 de maio, às 18h, acontecerá a formação Práticas para aprendizagem de computação na escola com atividades desplugadas, com participação de Ives Duque, professor de Geografia, História e Artes, mestre em Desenvolvimento Regional, Ambiente e Políticas Públicas e doutorando em Cognição e Linguagem pela Uenf. O encontro acontecerá no Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (ISEPAM).
Logo depois, no dia 25 de maio, será ministrada a capacitação sobre as Ciências Humanas e suas contribuições para o Saeb, voltada para os professores do Ensino Fundamental Anos Iniciais.
Na última sexta-feira (5) foi desenvolvido o curso “Ensinar Matemática por meio de Resoluções de Problemas", na EM Amaro da Prata Tavares. Em 20 e 21 de junho, será realizada a capacitação Educação Patrimonial no Ensino Básico, que será desenvolvido no auditório Miguel Ramalho no Instituto Federal Fluminense (IFF). O curso será ministrado pela professora doutora, arquiteta, urbanista e orientadora do Projeto Campos em Cena, Maria Catharina Prata e pela graduanda em Arquitetura e Urbanismo, bolsista do Campos em Cena, Estéfany Barreto de Almeida.
Coordenadora da Efem, Talita da Silva Ernesto ressaltou que a escola de formação atende a necessidades específicas formativas de cada segmento e também linhas gerais voltadas para formações pedagógicas e didáticas da formação do professor e suas necessidades.
“A importância dessas formações é que a gente entende que temos uma rede com muitos professores com uma formação Inicial que já se deu há um tempo e elas precisam dar continuidade a essas mudanças sociais e às exigências dessas temáticas para educar nessa sociedade tão diferente”, finaliza Talita.
As inscrições para todos os cursos estão abertas no Portal do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE) (
AQUI)