A vacinação contra o vírus Influenza, causador da gripe, continua disponível para toda a população a partir de 6 meses de vida. E, para proteger a população-alvo, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mantém a aplicação do imunizante em mais de 30 postos de segunda a sexta-feira. Já aos sábados e domingos, a vacinação ocorre em dois postos.
A imunização contra a gripe é de extrema importância, pois evita o agravamento da doença e complicações mais sérias causadas pelos vírus como: pneumonia bacteriana, pneumonite viral, otite, sinusite e piora de quadros crônicos como asma, diabetes e insuficiência cardíaca.
A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza teve início no dia 10 de abril e vai durar enquanto houver estoque. A vacina contra o vírus Influenza é trivalente e protege contra as cepas Sidney da H1N1, a Darwin da H2N3 e a tipo B, linhagem Victória, que causam epidemias sazonais e têm sintomas semelhantes aos outros vírus, com quadros de febre alta, tosse seca, dor de garganta, dor de cabeça e dor muscular.
“Os pais precisam vacinar suas crianças. Leve-as para serem vacinas, para que coloquem em dias seu calendário de vacinação de forma que elas fiquem mais protegidas e tenham maior imunidade e que resistam as doenças respiratórias que, começam com o vírus, mas as vezes evolui para bactérias severas, agressivas e podem não resistir a todas essas agressões”, alerta o secretário de Saúde, Paulo Hirano.
A campanha de vacinação contra a gripe é anual e, por isso, todas as pessoas vacinadas no ano passado precisam tomar a vacina atualizada deste ano. Para receber a vacina é necessário apresentar a identidade, CPF, comprovante de residência e cartão de vacina.
De acordo com o médico infectologista e subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), Rodrigo Carneiro, a vacina é segura e protege contra as complicações da gripe, no entanto, alerta às pessoas alérgicas à proteína do ovo.
“Se houver diagnóstico médico de que a pessoa é alérgica a essa proteína, a orientação é para que ela se dirija ao Crie (Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais), que funciona no Centro de Saúde, para ser avaliada por um especialista. Havendo liberação, é feito o agendamento para a aplicação da vacina com acompanhamento”, disse o subsecretário.
POSTOS COM VACINAÇÃO DE SEGUNDA A SEXTA
Posto exclusivo para idosos acima de 60 anos:
Clube da Terceira Idade – 9h às 16h
Posto exclusivo para crianças de 6 meses a 6 anos, 11 meses e 29 dias:
Cidade da Criança – 8h às 17h
Postos para toda a população acima de 6 meses
Secretaria Municipal de Saúde – 8h30 às 17h
Automóvel Clube – 9h às 16h
Campos Shopping – 9h às 16h
Drive-thru do Guarus Plaza Shopping – 9h às 16h
Fundação Municipal de Esportes, antiga AABB – 9h às 16h
Quiosque Rodoviária Roberto Silveira – 9h às 16h
Centro de Saúde de Guarus – 9h às 16h
UBS Baleeira– 9h às 16h
UBS Custodópolis – 9h às 16h
UBS Poço Gordo – 9h às 16h
UBS Santa Maria – 9h às 16h
UBS Tocos – 9h às 16h
UBSF Carvão– 9h às 16h
UBSF Lagoa de Cima – 9h às 16h
UBSF Conselheiro Josino – 9h às 16h
UBSF Félix Miranda – 9h às 16h
UBSF IPS – 9h às 16h
UBSF Jamil Ábido – 9h às 16h
UBSF Lagamar/Farol de São Tomé – 9h às 16h
UBSF Morro do Coco – 9h às 16h
UBSF Parque Aldeia – 9h às 16h
UBSF Parque Imperial – 9h às 16h
UBSF Parque Prazeres – 9h às 16h
UBSF Parque Rodoviário – 9h às 16h
UBSF Patronato São José – 9h às 16h
UBSF Santo Amaro – 9h às 16h
UBSF Saturnino Braga – 9h às 16h
UPH Santo Eduardo – 9h às 16h
UPH Ururaí – 9h às 16h
UPH Travessão – 9h às 16h
POSTOS COM VACINAÇÃO SÁBADO E DOMINGO
Clínica da Criança – 8h às 17h
UPH Saldanha Marinho – 8h às 17h