Notícia no detalhe
Vacinas Covid-19, gripe e do calendário de rotina disponíveis neste sábado e domingo
A imunização acontece na Unidade Pré-Hospitalar (UPH) Saldanha Marinho e na Clínica da Criança, das 8h às 17h
A vacinação aos finais de semana se tornou uma política pública no município de Campos. Atualmente, além dos imunizantes contra a Covid-19 e do calendário básico de rotina, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também está aplicando a vacina Influenza, que previne contra a gripe. A imunização acontece na Unidade Pré-Hospitalar (UPH) Saldanha Marinho e na Clínica da Criança, das 8h às 17h, com atendimento por livre demanda.
Estarão disponíveis as vacinas monovalentes contra a Covid19 para aplicação das três doses. O esquema vacinal das crianças de 6 meses a 2 anos é composto por duas doses iniciais da vacina Pfizer Baby com intervalo de quatro semanas, seguidas por uma terceira após, no mínimo, oito semanas depois da segunda dose.
Crianças de 3 e 4 anos recebem as 1ª, 2º e 3ª doses da Coronavac. O intervalo entre a 1ª e 2ª dose é de 28 dias. Já a 3ª dose (reforço) será feita quatro meses após a 2ª dose. As crianças de 5 e 11 anos são imunizadas com a Pfizer Pediátrica. O intervalo entre a 1ª e 2ª dose é de oito semanas. Já a 3ª dose deve ser feita quatro meses após a 2ª.
Pessoas acima de 12 anos ainda podem receber a 1ª dose. Já aqueles que irão receber a 2ª devem verificar a data no cartão de vacina ou respeitar o prazo de cada imunizante que, no caso da AstraZeneca é dois meses ou mais. Da Coronavac são 28 dias entre uma dose e outra. Para quem recebeu Pfizer e tem 18 anos ou mais, o prazo é 30 dias. Já os adolescentes de 12 a 17 anos vacinados com Pfizer o prazo é dois meses. Quem recebeu a dose única da Janssen, o intervalo para tomar a 2ª dose é de dois meses.
Podem receber a vacina bivalente as pessoas com 12 anos ou mais. O prazo é de quatro meses da 2ª dose do esquema vacinal primário ou da última dose de reforço (3ª ou 4ª dose).
CADERNETA DE ROTINA—A atualização da caderneta de vacina é feita para pessoas acima de 2 meses de vida e a aplicação ocorrerá de acordo com a situação vacinal de cada indivíduo. As vacinas disponíveis crianças são: Vacina Inativada contra Poliomielite (VIP), Vacina Oral contra Poliomielite (VOP), Tríplice Viral, Hepatite A e B, Pentavalente, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Febre Amarela e Varicela. Para os adolescentes, os imunizantes são Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice Viral, Difteria e Tétano Adulto, Meningocócica ACWY, HPV quadrivalente. Já para os adultos, DT, DTP, Hepative B, Febre Amarela e Tríplice Viral.
INFLUENZA—Podem receber a vacina contra a gripe todas as pessoas acima de 6 meses de vida. A imunização contra a gripe é de extrema importância, pois evita o agravamento da doença e complicações mais sérias causadas pelos vírus como: pneumonia bacteriana, pneumonite viral, otite, sinusite e piora de quadros crônicos como asma, diabetes e insuficiência cardíaca.
A campanha de vacinação contra a gripe é anual e, por isso, todas as pessoas vacinadas no ano passado precisam tomar a vacina atualizada deste ano.
No ato da vacinação é preciso apresentar um documento com foto, CPF ou cartão do SUS, além da caderneta de vacinação. Já o cartão de vacina contra a Covid-19 será exigido juntamente com os documentos pessoais para quem for receber os imunizantes que estão disponíveis para aplicação da 1ª a 3ª dose e para a dose de reforço da vacina bivalente.
Últimas Notícias adicionadas
- 05/09/2025 16:42:41 IMTT determina reforço no transporte público para Farol durante Festival de Petiscos
- 05/09/2025 16:34:15 Gêmeos realizam doação de sangue juntos no Dia dos Irmãos
- 05/09/2025 16:25:34 Limpeza Pública atua com equipe especial no 13º Festival de Petiscos em Farol
- 05/09/2025 16:05:42 Desfile de 7 de setembro leva mudança climática ao centro das comemorações
- 05/09/2025 15:33:06 Guarda Civil Municipal presente no 13° Festival de Petiscos em Farol
IMTT determina reforço no transporte público para Farol durante Festival de Petiscos
0509 16h34Gêmeos realizam doação de sangue juntos no Dia dos Irmãos
0509 16h25Limpeza Pública atua com equipe especial no 13º Festival de Petiscos em Farol
0509 16h05Desfile de 7 de setembro leva mudança climática ao centro das comemorações
0509 15h33Guarda Civil Municipal presente no 13° Festival de Petiscos em Farol
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
5Semana da Juventude com programação especial a partir de segunda
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira