Professores que atuam na Educação Infantil, laboratórios de tecnologias digitais e projeto Estação Educação já podem se inscrever para o curso “Formação de Robótica Lab Mais”, que vai acontecer no dia 30 de maio. A capacitação acontece em três períodos, manhã, tarde e noite. Os professores podem escolher o polo que for mais próximo de sua residência. As inscrições podem ser realizadas
AQUI.
O evento vai acontecer em dois dias consecutivos, 30 e 31, com carga horária de 4 horas cada, totalizando 8 horas de formação. Coordenadora da Escola de Formação de Educadores Municipais (Efem), Talita Ernesto explica que as escolas polos são: Presidente Castelo Branco, na Pecuária; José do Patrocínio, na Penha; Frederico Paes Barbosa, Guarus, e Manoel Coelho, em Goitacazes. A Cidade da Criança é específica para professores que atuam nos Laboratórios de Tecnologias Digitais, Robótica e Projeto Estação Educação.
“A robótica, que está vindo para a Educação Infantil, colabora com o movimento da criatividade, e interatividade porque acaba oportunizando os alunos se relacionarem, trocarem ideias, solucionar problemas porque eles vão resolver montagens e elas apresentam desafios. Tudo isso encoraja as crianças e estimula a criatividade delas”, diz Talita.
Coordenadora dos Laboratórios de Tecnologias e Mídias Digitais, Anna Karina diz que a robótica é uma área em constante evolução, e a formação permite que o professor esteja atualizado com as últimas tendências e práticas educacionais relacionadas à robótica na educação infantil. Anna ressaltou ainda que a formação em robótica da educação infantil para o professor de tecnologias digitais contribui para a melhoria da qualidade do ensino, estimula o desenvolvimento de habilidades importantes e prepara os alunos para os desafios do mundo digital.
“O trabalho dos professores regentes que atuam nos Laboratórios de Tecnologias Digitais nas unidades escolares respeita as especificidades e contextos educativos conectando gestores, professores, estudantes e famílias promovendo o letramento digital. Como também, os professores participam dos encontros e capacitações online e presenciais oferecidas pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), como também pela Coordenação dos Laboratórios Tecnologias Digitais para que possam desenvolver ações metodológicas articuladas com o planejamento do professor de sala de aula, com base nos códigos e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para serem desenvolvidas nas turmas atendidas pelo professor do Laboratório de Tecnologias Digitais e robótica”, finaliza Anna.
ESCOLAS CONTEMPLADAS COM O LABORATÓRIO DE ROBÓTICA - EDUCAÇÃO INFANTIL
Ciep Maestro Villa Lobos
CIEP Prof.a Carmem Sylvia Carneiro
CIEP Wilson Batista
EM Alberto Lamego
EM Alcebíades Candiano
EM Alva Doralice R de Castro
EM Anleifer Leite Fernandes
EM Augusto Machado Viana
EM Branca Peçanha Ferreira
EM Claudia Almeida Pinto de Oliveira
EM Conselheiro Josino
EM Coronel Antônio Batista
EM Custódio Generoso Vieira
EM Custódio Siqueira
EM Dr. Francisco Manoel Pereira Crespo
EM Dr. Getúlio Vargas
EM Dr. Luiz Sobral
EM Etelvira Martins Medeiros
EM Francisco de Assis
EM Francisco Faria Barbosa
EM Frederico Paes Barbosa
EM Gonçalo Francisco Nunes
EM Instituto Profissional São José
EM João Batista de Azeredo
EM Jose do Patrocínio
EM Jose Giró Faísca
EM Leopoldino Maria
EM Lídia Leitão de Albernaz
EM Manoel Coelho
EM Manoel Ribeiro do Nascimento
EM Marechal Artur da Costa e Silva
EM Maria Arlete Azevedo Araújo
EM Maria Lucia
EM Mario Barroso
EM Marlene Henriques Alves
EM Nossa Senhora Aparecida
EM Nossa Senhora da Conceição
EM Nova Canaã
EM Olímpio Honório de Almeida
EM Pequeno Frederico
EM Pequeno Jornaleiro
EM Presidente Castelo Branco
EM Prof. Paulo Freire
EM Prof. Walter Siqueira
EM Prof.a Eunícia Ferreira da Silva
EM Prof.a Sebastiana Machado da Silva
EM Prof.a Wilmar Cava Barros
EM Rotary I
EM Sagrada Família
EM Santa Terezinha
EM Santo Antônio
EM Sebastião Ribeiro de Deus