Dando continuidade à Campanha Maio Amarelo – Juntos Salvamos Vidas, profissionais do Hospital Ferreira Machado (HFM) junto ao Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) realizaram nesta quarta-feira (24), uma blitz educativa em frente à unidade. Também houve distribuição de corações amarelos com mensagens escritas pelos funcionários de que o respeito e a responsabilidade no trânsito podem salvar vidas, conforme orientação do Prefeito Wladimir Garotinho.
O HFM é a principal unidade de atendimento de urgência e emergência de acidentes da região Norte e Noroeste Fluminense e, de acordo com dados colhidos pela unidade, de janeiro a maio deste ano já foram realizados 2.070 atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito, sendo os motociclistas com o maior número de atendimentos, registrando 1.141.
"Apesar de estarmos sempre prontos, com as nossas equipes preparadas e com toda a estrutura montada graças aos investimentos oriundos da gestão do Prefeito Wladimir, também devemos sempre trabalhar visando a prevenção. Por isso, além do atendimento, o Hospital Ferreira Machado vem abraçando campanhas de educação no trânsito para que, através do cuidado, da atenção e de mudanças de atitude, tenhamos um trânsito menos violento. Nossas estatísticas apontam que a maioria dos nossos pacientes, vítimas de acidentes com traumas, são pessoas jovens e um número expressivo, sem usar os equipamentos mínimos de segurança, como o capacete, por exemplo. Vamos continuar seguindo também pelo caminho da conscientização", destacou o Presidente da FMS, Arthur Borges.
“É muito importante ter um evento assim, pois precisamos reduzir os acidentes de trânsito e o Maio Amarelo que hoje completa 10 anos de campanha é justamente para isso. A campanha envolve pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas mostrando que a conscientização é importante. Também estamos fazendo um trabalho importante nas escolas para os jovens aprenderem a ter educação no trânsito e respeitarem as leis de trânsito. Já foi comprovado que 90% dos acidentes são causados por falha humana. Queremos diminuir esse número que é muito grande!”, comentou o Chefe de Educação do Trânsito do IMTT, Ricardo Fuly.
A campanha vai continuar durante o resto do ano, como explica a psicóloga Scheila Chagas. “Nós aqui do HFM resolvemos realizar essa campanha pois diariamente recebemos pacientes vítimas de acidente de trânsito. A partir disso, tivemos a ideia de fazer de janeiro a janeiro essa campanha de conscientização e vamos seguir com esse projeto e chamar a atenção para um trânsito seguro”, disse.
Campanha.
Exibindo faixas e distribuindo mensagens de segurança, os profissionais do HFM realizaram abordagens no trânsito, nos pontos de ônibus e também dentro dos ônibus municipais, como destaca a Coordenadora do Serviço Social, Marta Monteiro. “Abordamos os motoristas no trânsito com uma mensagem de responsabilidade e conscientização porque o Hospital Ferreira Machado é referência em trauma, todos os acidentes vem para cá e sempre estamos com o hospital cheio devido aos acidentes de trânsito. Queremos mudar essa realidade e a educação e preservação é primordial para transformar o trânsito em um lugar melhor”, esclareceu.
Desejando que Campos se torne referência em gentileza no trânsito, a psicóloga Ana Paula Bessa menciona que ser gentil e paciente ajuda a evitar acidentes. “Essa ação é um pontapé inicial de algo muito maior que vem por aí. Pretendemos durante todo o ano falar sobre o trânsito e informar. Queremos que o comportamento seguro seja uma frequência na nossa cidade, para que as vítimas e mortes sejam em números reduzidos e que a cidade seja referência em gentileza no trânsito e não em números de óbitos e acidentes graves”, enfatizou.