Parque Tecnológico: Campos presente no Seminário Science & Business Connection
A participação do município é desdobramento da reunião entre o Prefeito Wladimir Garotinho e o Coordenador de Negócios do Parque Tecnológico de São José dos Campos, professor Amaury Acatauassu, na última semana, em Campos
O Diretor de Inovação da Secretaria de Petróleo, Energia e Inovação, Luís Guimarães foi recepcionado pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico de São José dos Campos, Alberto Marques Filho que o ciceroneou na absorção de expertise para a consolidação do Parque Tecnológico de Campos, durante o Seminário Science & Connection realizado no Parque Tecnológico de São José dos Campos. Luís Guimarães esteve em contato com parceiros do Parque Tecnológico das áreas governamental, da academia (universidades e entidades de pesquisas) e de empresas incubadas e de empresas financiadoras de projetos de soluções inovadoras para problemas nos diversos segmentos do setor produtivo.
“Nossa participação é parte das ações de desdobramento da iniciativa do Prefeito Wladimir Garotinho de unir esforços para adequar ações capazes de consolidar o Parque Tecnológico de Campos. Pudemos absorver muitas informações calcadas em experiências de resultados positivos no Parque Tecnológico de São José dos Campos obtidos por meio da união de esforços entre incubadoras, universidades e empresas financiadoras de projetos solucionadores, como o ITA (Instituto Técnico de Aeronáutica), a Nestlé e empresas incubadas no Parque que conta com 2.500 inscritos”, relata Luís Guimarães que classificou a participação no evento como muito produtivo.
O diretor considerou a participação do município produtiva. “A nossa participação foi bastante produtiva uma vez fortalecemos a sinergia entre Campos dos Goytacazes com São José dos Campos no âmbito do desenvolvimento tecnológico. Ampliamos a interação entre a Secretaria de Desenvolvimento de São José com o corpo técnico do IFF (Instituto Fluminense de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense) em Campos dos Goytacazes, com a Uenf (Universidade Estadual do Norte Fluminense) e com incubadoras também de Campos”, informa Guimarães.
VISITA AO PARQUE TECNOLÓGICO DE MARICÁ
Na próxima terça-feira (30), a equipe de Campos, vai visitar o Parque Tecnológico de Maricá, na região dos Lagos, onde, o de São José dos Campos implementou medidas e ações de inovação tecnológica com bons resultados para o desenvolvimento. “Temos em Campos várias ações para o Parque Tecnológico que tem suas particularidades e vamos unir os vários players para atender a proposta do Prefeito Wladimir de tornar Campos cidade Polo Regional Tecnológico. Neste propósito já temos por exemplo o Porto do Açú nesta interação com ações de parcerias, a exemplo das empresas parceiras que ofertam vagas de empregos como a Ferroport, que já iniciou tratativas para projetos culturais em escolas, e financiamento da restauração do Solar dos Ayrizes, que abrigará museu direcionado à história dos ciclos da economia de Campos”, finaliza.