Para melhorar o acesso das mães de recém-nascidos logo após a saída das maternidades, que fazem parte da Rede Campos de Saúde Pública, o Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (PAISMCA), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), expandiu seu atendimento. Desde o dia 11 deste mês, as crianças nascidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital Plantadores de Cana (HPC) e Beneficência Portuguesa, já saem com a primeira consulta agendada com um pediatra em uma das Unidades Básica de Saúde (UBS) do município.
De acordo com a coordenadora do PAISMCA, Rayssa Gonçalves Machado, o fluxo de atendimento vai depender da disponibilidade de vagas de cada UBS. “Isso é um avanço muito grande no serviço, porque antes as mães ficavam muito perdidas na rede, sem saber aonde procurar por um profissional em pediatria e, agora, da própria maternidade elas já são direcionadas para o especialista”, disse Rayssa, informando que a média de nascimento de crianças pela rede SUS fica em torno de 700 por mês.
A coordenadora explica que as marcações são realizadas pela equipe da SMS dentro das duas unidades hospitalares. “No momento que faz o agendamento para o teste do pezinho na Cidade da Criança, também é feito o agendamento da consulta para o pediatra”.
ATENDIMENTO HUMANIZADO – Através da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura de Campos vem trabalhando para prestar um atendimento humanizado, fortalecendo e melhorando a qualidade de vida da população. Isso faz parte do plano de governo do prefeito Wladimir Garotinho e do vice, Frederico Paes, através do fortalecimento da atenção primária, na ponta.
“Isso é garantia de assistência, porque a partir daí a mãe tem garantia desse primeiro acesso e, posteriormente, na própria unidade onde foi realizada a primeira consulta do bebê, ela irá remarcar as próximas consultas”, destacou a coordenadora, pontuando que nas maternidades SUS, os recém-nascidos recebem uma triagem neonatal, com testes do olhinho, da linguinha e da orelhinha.
O garçom Fernando César Batista, 22 anos, comemorou o fato de a pequena Esther já sair da maternidade do HPC com tudo agendado. “Minha vida é bem corrida e eu trabalho muito e o fato de ela sair daqui com tudo certinho, vai facilitar bastante para gente”, disse. O jovem e a esposa Maiara Xavier Dias ainda são pais de outras duas meninas.
Mãe dos gêmeos Luís Miguel e Luís Henrique, Jocilene Nascimento Costa, de 35 anos, disse que se não fosse pelo apoio que recebeu da Prefeitura não conseguiria realizar a laqueadura. “Tenho 11 filhos e amei todo o carinho que recebi das meninas daqui. Agora é só felicidade com os recém-nascidos e agradecer que eles já sairão daqui com o pediatra agendado”, disse ela, que ainda recebeu o enxoval completo para os bebês pelo Programa Mãe Coruja, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social.
O Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, funciona na Secretaria de Saúde, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. As pacientes recebem atendimento pré-Natal, Puerpério, Planejamento Reprodutivo, Câncer de Colo de Útero e Mama, Vacinação e Pediatria.