Notícia no detalhe
Pré-Fórum Agenda 21 acontecerá em Campos no próximo mês
O Pré-Fórum da Agenda 21 de Campos será realizado no dia 07 de julho, das 14 às 20h, no auditório Cristina Bastos do Instituto Federal Fluminense (IFF). O pré-fórum tem como finalidade agregar pessoas e instituições e reunir subsídios para a realização do futuro Fórum. A Agenda 21 é um processo voltado para o desenvolvimento sustentável, aprovado durante a Conferência Mundial de Meio Ambiente e Desenvolvimento – Rio 92.
Sua implantação pode ser organizada em âmbito mundial, nacional, regional e local. Também pode ser implantada em escolas, empresas e pequenas comunidades. A Agenda 21, por ser um processo de gestão democrática e participativa, deve envolver todos os setores organizados da sociedade para definição de estratégias, metas e responsabilidades nas dimensões ambiental, econômica e social. A cada momento novos parceiros poderão entrar no processo. Os conflitos devem ser resolvidos por consenso, de forma que os resultados sejam conquistados de forma crescente e contínua.
O processo da Agenda 21 no município teve seu início institucional a partir da Resolução 003/2010, do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, que instituiu a Comissão Preparatória da Agenda 21. O Ante-Projeto de lei criando a Agenda 21 e o respectivo Fórum foi encaminhado à Câmara Municipal em 13 de dezembro de 2010.
O processo de Agenda 21 pode ser implantado de várias formas, em função da realidade local. No entanto, as etapas são basicamente as seguintes: 1. Mobilização e Sensibilização da Sociedade (etapa que deve ser contínua); 2. Pré-Fórum (opcional); 3. Instalação do Fórum (que deve se reunir em locais e datas definidas, com periodicidade estabelecida); 4. Diagnóstico Participativo (retrato da realidade local, nas dimensões econômica, social, ambiental, do conhecimento, entre outras); 5. Elaboração do Plano de Desenvolvimento Sustentável (Este Plano, baseado no diagnóstico deve conter ações, com prioridades e metas decididas por consenso); 6. Execução do Plano; 7. Monitoramento do Plano.
- A Agenda 21 tem como objetivo geral a melhoria da qualidade de vida dos habitantes de um determinado território, prevendo a manutenção dos benefícios alcançados, sobretudo, na conservação e melhoria do meio ambiente para as gerações futuras - diz do diretor de planejamento ambiental, Carlos Ronald Arêas.
Dada a complexidade do processo da Agenda 21, o Pré-Fórum funcionará como instrumento de nivelamento do conhecimento da sociedade, essencial para construção do processo da Agenda 21 Local.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/09/2025 11:41:28 Última semana para inscrição de escolas na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
- 08/09/2025 10:35:46 Fundação Municipal de Esportes presente no encontro de mestres do judô
- 08/09/2025 10:28:44 Inscrições abertas para palestra sobre finanças e acesso ao crédito
- 08/09/2025 10:24:11 Paciente elogia atendimento após cirurgia de apendicite no Hospital Geral de Guarus
- 08/09/2025 10:18:04 Educação orienta quanto à utilização de televisores nas creches municipais
Última semana para inscrição de escolas na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
0809 10h35Fundação Municipal de Esportes presente no encontro de mestres do judô
0809 10h28Inscrições abertas para palestra sobre finanças e acesso ao crédito
0809 10h24Paciente elogia atendimento após cirurgia de apendicite no Hospital Geral de Guarus
0809 10h18Educação orienta quanto à utilização de televisores nas creches municipais
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
5Semana da Juventude com programação especial a partir de segunda
6Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças