Gestores da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e os diretores do Hospital Ferreira Machado (HFM) se reuniram, na tarde desta quarta-feira (19), para tratar sobre a implantação do projeto “Lean nas Emergências” no HFM, que foi selecionado para fazer parte da iniciativa. O curso ministrado por consultores do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, foi dividido em duas etapas com equipes diferentes. O objetivo é reduzir a superlotação nas urgências e emergências de hospitais por meio da metodologia Lean, que visa melhorar a gestão, racionalizando recursos e otimizando espaços e insumos. A inserção da unidade hospitalar no projeto integra a sequência de ações de expansão visando a qualidade que o governo Wladimir Garotinho realiza na saúde do município.
“O Hospital Ferreira Machado foi selecionado e está iniciando o projeto “Lean nas Emergências”, desenvolvido pelo Ministério da Saúde e que faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). A unidade agora passa a atuar na promoção de melhorias no atendimento hospitalar da urgência e emergência”, disse o presidente da FMS, Arthur Borges, destacando que a unidade já passou por um processo de mudanças, resultando em corredores vazios.
“Graças a implantação do novo modelo de atendimento, fluxo de internação e regulação de pacientes, os corredores do Hospital Ferreira Machado continuam vazios há cerca de 2 anos. A instauração de protocolos de atendimento e internação reduziram o tempo de permanência dos pacientes no setor de Pronto-Socorro para uma média de 24h até a devida avaliação e definição do tratamento”, frisou Borges.
Superintendente de Gestão e Planejamento da FMS, Gilberto Nunes comentou que a implantação do projeto vai proporcionar um atendimento ainda mais eficiente aos pacientes. “Ficamos satisfeitos em vê o empenho e o comprometimento de toda a equipe do Pronto-Socorro e dos nossos coordenadores na participação desse projeto. Sem dúvida, vai deixar frutos magníficos na gestão do nosso HFM, proporcionando um ambiente de trabalho mais adequado e humanizado, prestando um serviço cada vez melhor para a nossa população”, finalizou.
Estratégias – De acordo com a enfermeira Rúbia Helena, a equipe está animada para transformar o HFM. “Estamos evoluindo muito, durante a reunião definimos como vamos avançar com o projeto, como vamos agir, qual material vamos utilizar. Estamos animados e em breve vamos ter uma visita dos coordenadores. O primeiro passo já foi dado e agora só temos a melhorar o novo fluxo do HFM”, esclareceu.
Também participaram da reunião o superintendente de Faturamento e Finanças, Filipe Mocaiber; o chefe do Departamento de Enfermagem do HFM, Washington Oliveira; o supervisor de Enfermagem do Pronto-Socorro do HFM, Alexandre Nascimento Alvarenga; a chefe do DITAH, Rita de Fátima Jorge; e o administrador, Daniel Presgrave.
Lean nas Emergências – O Hospital Ferreira Machado foi selecionado para o “Lean nas Emergências”, projeto do Ministério da Saúde que tem como um dos executores o Hospital Sírio-Libanês. A parceria foi selada em reunião com gestores da FMS, após visita técnica realizada no início do mês de junho. A metodologia Lean é uma filosofia de gestão para aperfeiçoamento de processos, baseada no que agrega valor ao paciente, buscando eliminar desperdícios e engajar a equipe para aumentar a qualidade de atendimento prestada.