Notícia no detalhe
Ururaí ganhará Núcleo de Prevenção de Desastres da Defesa Civil
A Secretaria Municipal de Defesa Civil realiza hoje (quinta-feira, 07), às 19h, no Colégio Municipal João Borges Barreto, em Ururaí, a segunda reunião para implantação do Núcleo de Prevenção de Desastres em Ururaí. O objetivo do núcleo, segundo o Chefe da Divisão de Prevenção de Desastres da Defesa Civil, Rubens da Silva Gomes, é criar um braço da secretaria para trabalhar em conjunto com os moradores do distrito.
Os Núcleos de Prevenção de Desastres já são desenvolvidos em duas localidades, Santo Eduardo e Ponta Grossa. O próximo núcleo vai ser implementado em Goitacazes, segundo Rubens da Silva Gomes. “A tendência é que a secretaria crie outros núcleos em locais que estão sujeitos a desastres, como Três Vendas e Lagoa de Cima”. O Chefe da Divisão de Prevenção de Desastres da Defesa Civil, explica que esses núcleos têm auxiliado muito, principalmente no direcionamento e agilização do atendimento.
- Estamos sempre em contato com os coordenadores desses núcleos. Fazemos reuniões periódicas. Temos tido um grande avanço e uma resposta muito boa. Uma situação como Ururaí, por exemplo, que tem passado por diversos desastres, a população pode nos ajudar e muito com o levantamento e cadastramento dos pontos críticos e necessidades gerais do bairro – afirmou Gomes.
Os Núcleos de Prevenção de Desastres são um canal de transmissão dos representantes da Defesa Civil nas localidades com a secretaria. Cada núcleo tem de 35 a 40 voluntários, que prestam serviços não remunerados. São identificadas residências com rachaduras e são feitos cortes de árvores. A Secretaria de Defesa Civil faz uma avaliação técnica, verificando a necessidade de materiais. E os trabalhos de prevenção a desastres, como enxurradas e enchentes, são desenvovidos em parceria com outras secretarias, como a de Obras, Serviços Públicos, Meio Ambiente e a Emut.
Combate ao Incêndio Florestal – Ontem (quarta-feira, 06), a Secretaria Municipal de Defesa Civil realizou a terceira palestra de Combate ao Incêndio Florestal, proferida pelo Major Joaquim Silva e o Chefe da Divisão de Prevenção de Desastres, Rubens da Silva Gomes, no Colégio Agrícola, destinada a professores e funcionários da escola. Outras duas palestras destinadas aos alunos de técnico agrícola da instituição aconteceram na segunda (4) e na terça-feira (5) no mesmo local. Na oportunidade são ministradas aulas básicas de combate ao incêndio florestal, primeiros socorros e produtos perigosos.
Últimas Notícias adicionadas
- 16/11/2025 14:38:30 Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
- 16/11/2025 14:15:22 Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
- 16/11/2025 10:28:37 UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
- 16/11/2025 10:01:56 Educação divulga lista das chapas homologadas para eleição de diretores
- 16/11/2025 09:50:52 Simpósio Caminhos de Barro vai discutir potencial da cerâmica artesanal
Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
1611 14h15Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
1611 10h28UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
1611 10h01Educação divulga lista das chapas homologadas para eleição de diretores
1511 15h51Espetáculo de dança “As Cores do Brasil” neste domingo no Teatro Trianon
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira




















