Notícia no detalhe
Ururaí ganhará Núcleo de Prevenção de Desastres da Defesa Civil
A Secretaria Municipal de Defesa Civil realiza hoje (quinta-feira, 07), às 19h, no Colégio Municipal João Borges Barreto, em Ururaí, a segunda reunião para implantação do Núcleo de Prevenção de Desastres em Ururaí. O objetivo do núcleo, segundo o Chefe da Divisão de Prevenção de Desastres da Defesa Civil, Rubens da Silva Gomes, é criar um braço da secretaria para trabalhar em conjunto com os moradores do distrito.
Os Núcleos de Prevenção de Desastres já são desenvolvidos em duas localidades, Santo Eduardo e Ponta Grossa. O próximo núcleo vai ser implementado em Goitacazes, segundo Rubens da Silva Gomes. “A tendência é que a secretaria crie outros núcleos em locais que estão sujeitos a desastres, como Três Vendas e Lagoa de Cima”. O Chefe da Divisão de Prevenção de Desastres da Defesa Civil, explica que esses núcleos têm auxiliado muito, principalmente no direcionamento e agilização do atendimento.
- Estamos sempre em contato com os coordenadores desses núcleos. Fazemos reuniões periódicas. Temos tido um grande avanço e uma resposta muito boa. Uma situação como Ururaí, por exemplo, que tem passado por diversos desastres, a população pode nos ajudar e muito com o levantamento e cadastramento dos pontos críticos e necessidades gerais do bairro – afirmou Gomes.
Os Núcleos de Prevenção de Desastres são um canal de transmissão dos representantes da Defesa Civil nas localidades com a secretaria. Cada núcleo tem de 35 a 40 voluntários, que prestam serviços não remunerados. São identificadas residências com rachaduras e são feitos cortes de árvores. A Secretaria de Defesa Civil faz uma avaliação técnica, verificando a necessidade de materiais. E os trabalhos de prevenção a desastres, como enxurradas e enchentes, são desenvovidos em parceria com outras secretarias, como a de Obras, Serviços Públicos, Meio Ambiente e a Emut.
Combate ao Incêndio Florestal – Ontem (quarta-feira, 06), a Secretaria Municipal de Defesa Civil realizou a terceira palestra de Combate ao Incêndio Florestal, proferida pelo Major Joaquim Silva e o Chefe da Divisão de Prevenção de Desastres, Rubens da Silva Gomes, no Colégio Agrícola, destinada a professores e funcionários da escola. Outras duas palestras destinadas aos alunos de técnico agrícola da instituição aconteceram na segunda (4) e na terça-feira (5) no mesmo local. Na oportunidade são ministradas aulas básicas de combate ao incêndio florestal, primeiros socorros e produtos perigosos.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/09/2025 19:14:53 Prefeito anuncia PLs de concurso e plano de carreira para auxiliares de secretaria
- 08/09/2025 16:32:28 Quilombolas de Lagoa Feia e Sossego recebem ação para emissão do CAF
- 08/09/2025 15:30:21 Abertas as inscrições para o Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência
- 08/09/2025 15:23:37 Segunda dose da vacina contra dengue será aplicada a partir de terça-feira
- 08/09/2025 15:01:12 Saúde inicia triagem de pacientes para mutirão de cirurgia bariátrica
Prefeito anuncia PLs de concurso e plano de carreira para auxiliares de secretaria
0809 16h32Quilombolas de Lagoa Feia e Sossego recebem ação para emissão do CAF
0809 15h30Abertas as inscrições para o Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência
0809 15h23Segunda dose da vacina contra dengue será aplicada a partir de terça-feira
0809 15h01Saúde inicia triagem de pacientes para mutirão de cirurgia bariátrica
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
5Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
6Semana da Juventude com programação especial a partir de segunda