Notícia no detalhe
Prefeita Rosinha recepciona membros do Sete Capitães
A restauração do Museu Histórico de Campos faz parte do projeto de revitalização do centro histórico da cidade. Assim afirmou a Prefeita Rosinha Garotinho neste domingo (10) quando recepcionava, no Solar Visconde de Araruama, membros do Instituto Sete Capitães, uma entidade não governamental, criada no intuito de desenvolver ações para preservar a história, a cultura e o patrimônio histórico da região.
A previsão é de que o museu seja entregue à população em dezembro deste ano, nas vésperas do Natal, assim como a recuperação do chafariz belga com águas cantantes. A prefeita solicitou ao secretário de Cultura, Orávio de Campos Soares, um estudo para que seja realizado na cidade o circuito dos museus do índio, do negro e da cana-de-açúcar.
- Dentro do que nós estamos podendo realizar, nós estamos procurando fazer, pois Campos tem muitos prédios históricos devido a sua importância da época do ciclo do café, da cana-de-açúcar. Não tem como fazer tudo ao mesmo tempo. Foram muitos anos sem nada feito. Então resolvemos recuperar este prédio onde vai funcionar o museu que está localizado no centro histórico da cidade - disse a prefeita, esclarecendo que já está em fase de estudo do mobiliário que será implantado no museu.
Rosinha informou querer iniciar até o final do governo a obra da Lira de Apolo. “A própria Lira de Apolo não tinha documentação que o Tribunal de Contas exige para que seja firmado convênio. Só agora a documentação ficou pronta e vamos iniciar a reforma, assim como o centro histórico, mas temos ainda problemas com alguns parceiros incluídos no projeto como a Ampla e a Ceg e ainda não chegamos a um entendimento comum”, comentou a prefeita que pretende deixar um legado de cultura no município.
O deputado federal Anthony Garrotinho (PR) adiantou que vai marcar o mais breve possível um encontro com a diretoria da Petrobras que tem hoje recursos disponíveis na área de cultura para que possam ser investidos no término da obra de recuperação do Solar Visconde de Araruama e do conjunto arquitetônico do centro de Campos.
Orávio informou que o Instituo Sete Capitão tem por finalidade o desenvolvimento do turismo cultural da região, usando os antigos solares que são remanescentes do ciclo do café e do açúcar. “O trabalho do instituto é um trabalho pioneiro que está se erradiando hoje para todas as regiões brasileiras e quando demonstra o interesse de visitar a conclusão das obras do Solar Visconde de Araruama, mostra a importância e a grandeza do projeto deste investimento feito pelo governo de Rosinha Garotinho”, falou.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Quissamã é um dos membros do Instituto Sete Capitães, Heraldo Carneiro da Silva, relatou que instituto foi inspirado no Instituto Preservare, existente no Vale do Paraíba, na Região Sul Fluminense, e que hoje tem um turismo histórico cultural muito forte. “O turismo é a ferramenta econômica para poder viabilizar a preservação dos estudos históricos”, comentou.
Em seguida, os convidados participaram de um almoço na Fazenda da Pedra, em São Fidélis, visitada pelo Imperador Dom Pedro II, no século XIX. Hoje, a fazenda é de propriedade do presidente do Instituto Sete Capitães, Renato Abreu, onde, neste domingo, foi plantada a baobá, uma árvore africana e é símbolo da longevidade e preservação por ser uma espécie que dura mais de dois mil anos.
Últimas Notícias adicionadas
- 30/04/2025 17:25:21 Unidades de urgência e emergência funcionam normalmente no Dia do Trabalhador
- 30/04/2025 16:39:19 Hemocentro reforça pedido de doação no feriado do Dia do Trabalhador
- 30/04/2025 14:51:46 Cais da Lapa serve de palco para Samba do Trabalhador
- 30/04/2025 11:54:16 Prefeito Wladimir busca reajuste do custeio do SUS com o ministro Alexandre Padilha
- 30/04/2025 11:47:32 Rock Goitacá 2025: Secretários debatem inovações na logística do evento
Unidades de urgência e emergência funcionam normalmente no Dia do Trabalhador
3004 16h39Hemocentro reforça pedido de doação no feriado do Dia do Trabalhador
3004 14h51Cais da Lapa serve de palco para Samba do Trabalhador
3004 11h54Prefeito Wladimir busca reajuste do custeio do SUS com o ministro Alexandre Padilha
3004 11h47Rock Goitacá 2025: Secretários debatem inovações na logística do evento
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18