A Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social realizou nesta quinta-feira (17), a formatura de 48 alunos do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), que oferece informações e orientações sobre direitos, oportunidades, potencialidades e desenvolvimento de habilidades sobre o mundo do trabalho. A primeira-dama Tassiana Oliveira e o secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, prestigiaram o evento, que contou com coffe-break para os formandos e seus familiares.
“A gente tem muito orgulho de poder proporcionar um momento como esse e ver que eles (os formandos) estão ainda mais orgulhosos de si. Essa conquista de cada um é motivadora, contagia os familiares, faz com que se tornem exemplos dentro de casa e, com certeza, vai trazer muitos frutos no futuro”, disse a primeira-dama Tassiana Oliveira, ao parabenizar os formandos.
A cerimônia, que aconteceu no auditório da Prefeitura de Campos, certificou os participantes que concluíram os 1º e 2º ciclos de 2023, através de oficinas realizadas nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) Custodópolis, Esplanada, Goitacazes, Matadouro, Parque Guarus e Penha, que ofereceram informações e orientações sobre direitos, oportunidades, potencialidades e desenvolvimento de habilidades.
“Eu agradeço muito por essa oportunidade. A oficina foi excelente. Recebemos informações com grandeza de detalhes sobre confecção de currículos, trabalho em equipe, orientações sobre como e quando nos qualificar, porque hoje a qualificação para jovens e para a gente, que já temos uma certa idade, é importantíssima. Então foi muito proveitoso”, disse o formando Atila Oliveira, referenciado no CRAS Matadouro.
O secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, destacou a importância do programa. “A qualificação profissional faz diferença na vida das pessoas e oferecer o acesso da nossa população ao Acessuas Trabalho é pensar no futuro e garantir oportunidades. Hoje eu parabenizo a todos os formandos e também os profissionais que desenvolvem esse trabalho importantíssimo no município”.
O Acessuas Trabalho acontece por meio da oferta de grupos que trabalham temas relativos ao mundo do trabalho como Identidade, Conceito de Trabalho, Imagem Pessoal X Imagem Profissional, Etapas do Processo Seletivo, Postura Profissional, Habilidades Interpessoais, Condutas Éticas, Liderança, Trabalho em Equipe, Comunicação e Negociação, Planejamento com construção de um Plano Individual de Inclusão no Mundo do Trabalho. Ao final das oficinas é apresentado o Mapa de Oportunidades relativo à formação profissional e inserção no mundo do trabalho para os participantes.
“Durante todo o processo, a persistência foi um dos assuntos presentes em todos os encontros, e como isso é importante. Mesmo com todas as adversidades, dificuldades, os grupos conseguiram concluir o processo. Tenho certeza que isso é só o começo”, lembrou a psicóloga Aline Wagner, técnica responsável pelo programa.
Mayara Barreto, aluna do CRAS Custodópolis, está animada para colocar em prática o que aprendeu. “Foi um projeto muito bom, abriu muito a nossa mente. Agora é colocar em prática o que aprendi, porque através das oficinas eu tive muitas ideias”.
Também prestigiaram o evento a diretora de Proteção Social Básica, Paloma Campos; a coordenadora dos CRAS, Veronica Rocha; e a técnica da Gestão do SUAS, Darcileni Fiuza.