Garantir um ambiente de trabalho agradável, limpo, com mais produtividade e bem-estar é um desafio diário. Com esse foco, a equipe do Hospital Ferreira Machado (HFM) deu início nessa segunda-feira (21), a ação significativa em busca pela eficiência e sustentabilidade. Sob o nome de "Dia D", funcionários de diversos setores uniram esforços para implementar o primeiro estágio do programa 5S, uma das ferramentas da metodologia Lean nas Emergências, que ajuda a criar a cultura da disciplina, identificar problemas e gerar oportunidades para melhorias. A proposta do 5S é diminuir o desperdício de recursos e espaço de forma a aumentar a eficiência operacional.
A iniciativa envolveu equipes multidisciplinares devidamente treinadas, que se dedicaram à coleta e separação de materiais obsoletos, sem utilidade ou fora de prazo de diferentes áreas do hospital. O Coordenador da Equipe de Qualidade, Daniel Soren, ressaltou que essa ação não apenas liberou espaço útil, mas também incentivou a reflexão sobre o consumo consciente e a adoção de práticas mais sustentáveis. "O Dia D representa um marco na implementação do programa 5S no hospital. Equipamentos em desuso, itens de papelaria e outros materiais serão criteriosamente triados para um descarte sustentável e apropriado", frisou.
A amplitude da participação nesse evento foi visível, com atividades de panfletagem realizadas no pronto-socorro, no segundo andar e na fila do refeitório. A campanha, que se destaca pela sua abordagem educativa, incluiu uma série de cartazes instrutivos colocados estrategicamente por todo o hospital, a fim de conscientizar os colaboradores sobre os princípios fundamentais dos cinco sensos. Além disso, vídeos foram produzidos para transmitir de maneira eficaz a mensagem por trás dessa iniciativa revolucionária. O engajamento de diferentes setores fortaleceu a cultura de organização, otimização e sustentabilidade no ambiente hospitalar.
Membro da equipe, Jansen Barbosa explicou que além da busca pela organização interna, a implementação do programa 5S visa aprimorar o atendimento aos pacientes e criar um ambiente mais saudável e acolhedor para todos. “Esse dia recebe diversas nomenclaturas, podendo ser Dia da Grande Limpeza, Dia da Limpeza Inicial ou Dia do Descarte. Essa ação é fundamental para a disseminação do 5S, porque serve como marco da ferramenta no hospital, motiva equipes de trabalho na implantação do programa, promove mutirão organizado e demonstra visualmente as melhorias no ambiente de trabalho”, disse.
A coordenação do projeto Lean tem planos de dar continuidade ao programa, com a realização de ações periódicas de manutenção e conscientização. A expectativa é que essa cultura organizacional se fortaleça ainda mais, proporcionando um ambiente propício para o cuidado com a saúde dos pacientes e o bem-estar dos colaboradores.
Nessa ação do 5S, pequenas mudanças na rotina dos profissionais da área da saúde estão sendo realizadas, mas os impactos serão notáveis, como esclarece o Chefe do Patrimônio, Eduardo Gonçalves. “Essas iniciativas são essenciais para manter o hospital oferecendo um ambiente de trabalho saudável para seus funcionários e, por consequência, garantindo um serviço de qualidade aos pacientes. Com a continuidade desses esforços, o Hospital Ferreira Machado reforça seu compromisso com a excelência e a sustentabilidade”, destacou.
5S
O programa 5S é conhecido por promover melhorias significativas na organização e produtividade dos ambientes de trabalho, sendo amplamente utilizado em empresas e instituições ao redor do mundo. O 5S é baseado nas palavras orientais Seiri (utilização), Seiton (organização), Seiso (limpeza), Seiketsu (padronização) e Shitsuke (disciplina).