A Prefeitura de Campos mantém o Programa Permanente de Capacitação e Valorização do Servidor. Nesta quinta-feira (31) mais um grupo de servidores dos Departamentos de Recursos Humanos dos órgãos da municipalidade tiveram a oportunidade de apreenderem conhecimentos relevantes para o desenvolvimento pessoal e para a carreira profissional. O Secretário de Administração e Recursos Humanos Wainer Teixeira, fez a abertura do Seminário realizado no auditório do edifício Promenade Soho.
Na abertura do evento, o secretário justificou os investimentos que a atual gestão realiza para aprimoramento nos recursos humanos, ante a importância da qualificação e bem-estar dos servidores públicos com efeitos na prestação de serviços para a população. O nível de competência dos palestrantes, os temas abordados e a dinâmica realizada proporcionaram conhecimentos e motivação por meio das abordagens sobre o tema “Ócio, Inspiração, Disciplina e Realização”.
Em quatro subtemas, cada palestrante explorou conceitos fundamentais não apenas no ambiente profissional, mas também na vida pessoal. A primeira preletora foi a psicóloga e professora da PC-SP, Emília Cipriano, que discorreu sobre o tópico “Caminhos para uma Comunidade Educativa e Solidária”. Na sequência a psicóloga Luciane Mina promoveu reflexão e dinâmica sob o tópico
“A Verdadeira Semente está armazenada dentro, pare de buscar fora”. O professor Aldredo Minetti trouxe de Portugal relevantes conhecimentos na abordagem sob o tópico “Recursos Humanos e Criatividade na Administração Pública”.
Alfredo Minetti desmitificou o termo ócio como pejorativo e ensinou sobre os benefícios do ócio criativo que vem sendo adotado por muitas empresas que decidem revitalizar a criatividade e identifica vocações dos colaboradores por meio do equilíbrio entre o trabalho e o lazer, com responsabilidade e produtividade e disciplina para não sobrecarregar. “Desta forma se proporciona muito mais chance de se encontrar soluções no ambiente de trabalho com a descontração. Portanto, é preciso equilíbrio entre estudo, trabalho e lazer”, ensinou o professor Minetti, que apresentou relevantes considerações ainda sobre a “Burocracia” e “Criatividade”.
Ex-Secretária de Educação Adjunta de São Paulo, Emília Cipriano, apresentou reflexões sobre a competência, talento e a diversidade pessoal e profissional. Ela destacou a importância do servidor absorver conceitos valiosos para a vida para estar bem consigo mesmo e assim influenciar na atuação profissional para melhor servir a comunidade.
“Enquanto seres humanos todos somos dotados de qualidades e dificuldades. Como ser social, cada um complementa o outro, principalmente no ambiente de trabalho em equipe”, ensinou a psicóloga e professora Emília que ressaltou: “É preciso ser digno na realidade com o outro e respeitar para ser respeitado”.
ÓCIO, INSPIRAÇÃO, DISCIPLINA E REALIZAÇÃO
A psicóloga Luciane Mina ensinou que esses quatro elementos podem fortalecer cada pessoa a alcançar melhores resultados.
“A disciplina traz bons sentimentos e equilíbrio nas emoções com efeitos positivos nas realizações”, ressaltou.
Ao realizar dinâmica com todos participantes Luciane Mina levou todos a refletir sobre comportamentos maléficos que afetam o emocional, os relacionamentos no âmbito social, familiar e do trabalho. Na dinâmica ela deu ênfase ao exercício de abandonar a posição de auto abusador que pode resultar em sentimentos como o ócio que afetam o bem-estar e, por consequência, a qualidade do trabalho. Luciane ensinou que é necessário desprogramar e atualizar comportamentos e sentimentos indevidos.
“Ócio, Inspiração, Disciplina e Realização. Esses quatro elementos podem nos fortalecer para chegarmos aos melhores resultados. Somos muito mais do que admitimos. Nossos resultados ocorrem de acordo com nossas vibrações. Se estou bem, vou atrair pessoas que estão bem. Um ambiente com pessoas com hábito de fazer apontamentos e reclamações, gera dor e desarmonia”, ensinou a psicóloga, que nesta dinâmica usou a imagem dos efeitos de diferentes condições do som sobre água e areia.
A psicóloga apontou que a “Inspiração” move e dá direção e alimenta com a energia necessária para superar desafios. Trabalhar com pessoas, entender como inspirar e ser inspirado é crucial. Sobre a “Disciplina”, Luciane ensinou que é o elemento elo dos outros três.
“Sem a disciplina, tanto a inspiração quanto o ócio podem se tornar descontrolados e perder o foco. A disciplina nos ajuda a estabelecer rotinas saudáveis, definir metas alcançáveis e seguir um caminho que leva ao sucesso. Já a realização é o fruto de um trabalho bem feito, de metas alcançadas e de vidas impactadas positivamente. Mais relevante do que quantidade é a qualidade do que realizamos e podemos usar isso como um barômetro que mede a pressão que é vencida para alcançar o sucesso tanto individual quanto organizacional”, ensinou.