Em alusão ao Dia do Psicólogo, comemorado no dia 27 de agosto, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social realizou um café da manhã especial nesta quarta-feira (06), oferecido aos psicólogos que atuam em equipamentos da pasta. O evento, que aconteceu na sede da Secretaria, reuniu profissionais da área e o secretário Rodrigo Carvalho para um bate papo e integração.
“Todo mundo que a gente encontra no dia a dia está passando por uma luta, mas a gente não faz ideia do problema. O trabalho da psicologia é muito importante, mas depois da pandemia de Covid-19 o papel dessa categoria se tornou imprescindível mesmo que não haja atendimento clínico. O café da manhã foi realizado para celebrar esses profissionais tão necessários para que o atendimento ao nosso público seja de excelência”, disse Rodrigo Carvalho.
Na Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, através do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), atuam cerca de 70 psicólogos que trabalham em conjunto, por exemplo, com assistentes sociais na composição das equipes técnicas que atendem às famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. Os profissionais estão divididos entre os diversos equipamentos da Secretaria, como no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, os Centros de Referência de Assistência Social e Centros de Referência Especializado de Assistência Social, além de abrigos, projetos e programas sociais.
Gisele Albernaz é psicóloga e trabalha no Centro Pop. Para ela, comemorar mais uma data em reconhecimento à profissão é muito gratificante.
“Está no meu DNA cuidar de pessoas. Eu amo trabalhar com o Centro Pop, com a população em situação de rua. A gente poder ser reconhecido pela profissão que escolheu, principalmente depois da pandemia em que as pessoas estão necessitadas, é bem emblemático”, disse a profissional.
O psicólogo Luan Almeida Gomes faz parte da equipe técnica do Lar Cidadão, abrigo ligado à Secretaria para pessoas em situação de rua, desabrigados por abandono, migração e ausência de residência. O profissional ressaltou a importância dos psicólogos no contexto da garantia de direitos.
“É desafiador, mas muito gratificante. A saúde mental está ligada diretamente com as questões sociais. A gente não realiza um trabalho clínico, mas com a cidadania e garantia de direitos. É muito compensador quando a gente consegue fazer com que os nossos assistidos atinjam os seus objetivos”, explicou.
“Ter a oportunidade de encontrar colegas de profissão é muito interessante. Nós temos um compromisso com a população de uma forma geral. O campo da psicologia social é enriquecedor. A gente lida com a vulnerabilidade social, então ter esse olhar acolhedor e humanizado é muito importante para as pessoas”, disse a psicóloga Nicimara Soriano, que faz parte da equipe do projeto “Social + Perto” e do CRAS do Parque Esplanada.
O setor de Psicologia no município de Campos foi criado há 36 anos. No Brasil, a regulamentação da Psicologia como ciência e profissão no Brasil completou 61 anos em 2023. O Dia Nacional do Psicólogo integra o calendário oficial de comemorações e refere-se à data de publicação da Lei 4.119/1962, que regulamentou a Psicologia brasileira. O dia foi oficialmente instituído em 2016, por meio da Lei 13.407, e prestigia a atuação de mais de 440 mil psicólogos em todo o país.