O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, lembrado no último domingo (10), tem como finalidade reforçar a necessidade de uma ação coletiva para lidar com essa questão urgente de saúde pública. Em Campos, a equipe do Programa de Saúde Mental, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), preparou uma programação especial pelo “Setembro Amarelo”, mês dedicado as ações de conscientização e prevenção do suicídio.
Durante todo o mês, haverá diversas ações, atividades e campanhas em vários espaços para disseminar informações sobre o suicídio, suas causas, sintomas e formas de prevenção. A assessora chefe do programa, a psiquiatra Lana Maria Pereira da Silva, disse que o suicídio é um problema grave e a informação é fundamental para ajudar a reduzir o número de casos.
“Todo dia se trabalha o suicídio, mas setembro foi o mês escolhido para intensificar as ações. O "Setembro Amarelo" foi abraçado em vários países e acabou se transformando em uma campanha com a finalidade de chamar a atenção para o problema. Aqui em Campos criamos mecanismos todos os anos a fim de reduzir esse quantitativo”, destacou a médica.
Em 2023, o lema da campanha é “Se precisar, peça ajuda!”. Para a coordenadora da Unidade de Acolhimento Infantojuvenil (UAI), Lilian Monsores, o suicídio é um fenômeno completo e multifatorial que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade.
“Se faz necessário quebrar o tabu, falar sobre o tema e mostrar empatia e acolhimento às pessoas que estão passando por momentos difíceis. O suicídio pode atingir qualquer pessoa, independente de idade, gênero, classe social ou raça. Por isso, é fundamental estarmos atentos aos sinais e oferecermos ajuda e apoio”, reforçou.
A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) em Campos está subdivida em 4 CAPS, 5 Residências Terapêuticas (RTs); uma Unidade de Acolhimento Infanto-Juvenil (UAI); Serviço de Matriciamento; Serviço de Desinstitucionalização e Ambulatório Ampliado de Saúde Mental. “Se você está passando por dificuldades ou conhece alguém que está enfrentando esse desafio, não fique em silêncio. Procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência ou o Centro de Atenção Psicossocial”, orientou Monsores.
PROGRAMAÇÃO: SETEMBRO AMARELO: SAÚDE MENTAL O ANO TODO, JUNTOS PELA PREVENÇÃO DO SUICÍDIO!
Dias 11, 12, 18, 22, 25 e 26 – IDEAÇÃO SUICIDA (Reuniões nas RTs, presenciais e online);
Dia 12, às 14h, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS II) – O TRABALHO DO CAPS III EM TEMPOS DE PÓS PANDEMIA (Roda de conversa);
Dia 13, às 9h, na sede da Secretaria Municipal de Saúde – CUIDARH DE QUEM CUIDA: Humanizando o atendimento (Palestra);
Dia 14, às 14h, no Hospital Geral de Guarus (HGG) – VALORIZAÇÃO DA VIDA (Palestra e música);
Dia 19, às 14h, no Centro de Saúde do Centro – TODOS PELA VIDA (Palestra: A vida é a melhor escolha);
Dia 19, às 14h, na Obra do Salvador – SETEMBRO AMARELO, É PRECISO FALAR SOBRE (Palestra);
Dia 20, às 12h, no Restaurante do Povo – ACOLHIMENTO E ESCUTA;
Dia 21, às 14h, no Asilo do Carmo – VALORIZAÇÃO DA VIDA (Palestra e música);
Dia 22, às 9h, no Jardim do Liceu – EXPRESSÃO DAS EMOÇÕES (Oficina com adolescentes);
Dia 26, às 14h, no Centro de Saúde de Guarus – TODOS PELA VIDA (Palestra: A vida é a melhor escolha);
Dia 28, às 14h, no Hospital Escola Álvaro Alvim (HEAA) – Palestra: A importância da Abordagem da Depressão na Saúde do Trabalhador: Prevenção e cuidados;
Dia 29, às 8h30, no Departamento Geral de Ações Sócio Educativas (Degase) – Roda de conversa: Como auxiliar um colega interno em situação de sofrimento;
Dia 29, às 15h, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Jardim Carioca – VALORIZAÇÃO DA VIDA (Palestra).