A Secretaria de Administração e Recursos Humanos promoveu, nesta quinta-feira (14), mais um encontro com gestores de RHs. Desta vez, servidores de diversas secretarias e de unidades de saúde assistiram a palestra “Acidentes e doenças relacionadas ao trabalho: conceitos e notificações”, ministrada pela médica do Trabalho do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e médica perita do INSS, Ana Cristina Abreu Mendes. O encontro foi aberto pelo secretário de Administração, Wainer Teixeira, que destacou a política municipal de promoção e proteção da saúde ocupacional dos trabalhadores da Prefeitura.
“Estamos promovendo várias mudanças e melhoramento para atendimento à legislação e para a adaptação ao e-Social. Mas, o mais importante é que toda mudança está sendo para melhorar a saúde dos nossos trabalhadores. Na Prefeitura, nós somos muitos: somos 14.200 funcionários e 5.800 aposentados e pensionistas. Então, faço questão de estar em todas as ações do Sesmt e ratificador meu absoluto apoio às ações em torno de segurança do servidor público municipal. Essa não é só uma diretriz da Secretaria de Administração, mas uma determinação do prefeito Wladimir Garotinho; não é só cumprimento de lei e, sim, uma vontade política. A Prefeitura está retomando, com muita responsabilidade, suas políticas de recursos humanos, na valorização do funcionalismo. O que queremos é que a Administração seja um porto seguro para todos os servidores do município. Isso é o que o prefeito determinou e é o que iremos fazer”, declarou Wainer.
A médica do trabalho se apresentou como funcionária da Fundação Municipal de Saúde, cedida ao Cerest. Ana Cristina explicou que o Cerest é um órgão do Estado que tem por fim promover e orientar as pessoas sobre questões relacionadas à saúde do trabalhador, temas como doenças do trabalho, doenças ocupacionais, de acidentes de trabalho, o que deve ou não ser notificado, entre outros temas detalhados por ela na palestra. A médica falou sobre a importância do grande movimento capitaneado pela Secretaria de Administração e Recursos Humanos e que envolve todas as pastas municipais em torno da saúde do servidor municipal e de um ambiente de trabalho física, mental e socialmente saudável.
“Esse movimento é importante porque, a princípio, gera um olhar global de todas as pessoas como trabalhadores, enxergar que todas as pessoas trabalham e justamente conseguir chegar ao diagnóstico de determinadas doenças profissionais ou doenças do trabalho, ou até mesmo acidentes que possam ter acontecido dentro do trabalho para, a partir desse diagnóstico, a gente poder criar políticas públicas de saúde e poder evitar que essas doenças ocorram, evitar que esses agravos e acidentes continuem acontecendo”, destacou Ana Cristina.
No evento, também foi feita a diferenciação do Sesmt, Past e Cerest, todos relacionados à saúde do trabalhador. O Serviço Especializado em Saúde e Medicina do Trabalho (Sesmt), ligado à Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos, cuida do atendimento da saúde do trabalhador servidor municipal. O Programa de Atenção à Saúde do Trabalhador (Past), ligado à Secretaria Municipal de Saúde, trata do trabalhador em geral, a pessoa que reside em Campos e é um trabalhador. Já o Cerest é um instrumentador de conhecimento e desenvolvimento de políticas e trabalha com oito municípios do Norte Fluminense.