Mais de 200 produtores de leite de Campos participaram, nesta sexta-feira (22), do Dia de Campo Novos Rumos da Pecuária de Leite no Estado do Rio de Janeiro, evento da Emater-Rio, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca do município e outras instituições e associações rurais.
O evento de assistência técnica e extensão rural apresentou, no Sítio Beira Rio, no distrito de Santo Eduardo, novas tecnologias que resultam em mais produtividade e rentabilidade da pecuária leiteira.
As tecnologias foram apresentadas em três estações: BRS Capiaçu – Forrageira de alto rendimento para suplementação; Vacas girolando – Evolução da genética no rebanho leiteiro; e Uso do drone no manejo e conservação das pastagens e caponeiras.

"Esse dia de campo promoveu a troca de experiência entre mais de 200 produtores, parte deles com nível tecnológico elevado em sua produção e outros, pequenos produtores, que estão ainda no processo de início do uso de tecnologia e que vão poder ver na prática o sucesso dos que usam mais tecnologia. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, vem incentivando o emprego de novas técnicas e tecnologias que melhorem a qualidade da produção. Temos o Programa Campos Leite, que tem levado assistência técnica e gerencial a produtores e ações de infraestrutura rural que vão viabilizar o investimento dos próprios produtores e esse dia de campo é importante para que todos saibam que podem ter acesso a essas tecnologias. O trabalho da Prefeitura é fundamental para o desenvolvimento do agronegócio em Campos, porque não adianta ter investimento dentro da porteira se o produtor não tiver segurança de que haverá assistência e infraestrutura rural para produzir bem e escoar sua produção", explicou o chefe de Gabinete da Secretaria de Agricultura, Paulo Cesar Santos, que representou o secretário Almy Júnior no evento.
Técnicos da Emater destacaram Campos como um dos maiores municípios produtores de carne e leite do Estado. Quatro distritos da região Norte, incluindo Santo Eduardo, são responsáveis por 70% do leite produzido em Campos. Eles contam com 920 produtores rurais, 875 deles produtores de leite. Sozinha, a pecuária leiteira da região, seria responsável pelo faturamento direto de mais de R$ 48 milhões por ano, sendo uma das principais atividades geradores de emprego e renda.
"E aqui, nessa região, temos um exemplo de organização comunitária, são duas associações de agricultores e moradores que movimentam isso junto com a Emater e demais parceiros, como a Prefeitura de Campos. Esse foi um evento técnico, um dia de trabalho, levando conhecimento para o fortalecimento da atividade agropecuária", destacou o diretor técnico da Emater-Rio, Marconi Resende.
Proprietário do Sítio Beira Rio, onde o dia de campo aconteceu, Sérgio Inácio, conhecido como Show, falou dos benefícios da parceria entre Estado, Prefeitura e demais instituições para os produtores rurais. "Aqui já utilizamos várias tecnologias, mas o pequeno produtor precisa de apoio e essa assistência é fundamental. A Emater trabalha junto com as associações e a Prefeitura tem dado estrutura para que a gente invista em melhorias. Esse governo está de parabéns", concluiu Show.