A Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Secretaria de Petróleo, Energia e Inovação atua com adoção de medidas para implementação do Parque de Inovação Tecnológica de Campos. Com este propósito, nesta quarta-feira (27) o Secretário de Petróleo, Energia e Inovação, Marcelo Neves, e o diretor de Inovação, Luiz Magalhães, que representou o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Mauro Silva, estiveram reunidos com dirigentes do Parque de Inovação Tecnológica (PIT) de São José dos Campos. Na pauta, as tratativas para elaboração do Termo de Cooperação Técnica para implantar o PIT de Campos dos Goytacazes.
O objetivo da implantação do Parque de Inovação Tecnológica é o de promover o desenvolvimento econômico em nível regional, estadual e nacional por meio da concentração de atividades diversas, seja no setor produtivo no segmento industrial, ou de serviços, com aplicação da inovação e pesquisa para fomentar a competitividade e promover o desenvolvimento econômico e social.
Marcelo Neves informa que durante a reunião foram definidas as tratativas para formatação do Termo de Cooperação Técnica que visa o apoio da equipe do Parque de Inovação de São José dos Campos na implantação do Parque de Inovação Tecnológica de Campos que terá apoio da Prefeitura em parceria com a comunidade acadêmica local, instituições de pesquisas como o Polo de Inovação do IFF, startups, empresas produtoras e consumidoras de inovação e também entidades de apoio ao setor produtivo, como Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas),
“Estivemos reunidos com o presidente do Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos, Jeferson Cheriegate; o vice-presidente, Marcelo Nunes e o “Head” de Negócios Amauri Acatauassu, que é o técnico responsável pela visão global e função de liderar e supervisionar as atividades da equipe e coordenar as estratégias para a aprimoramento dos resultados das empresas que aplicam as inovações advindas do Parque Tecnológico”. A reunião seguida de visitas foi bastante produtiva e brevemente estaremos recebendo essa equipe em Campos para que o Prefeito Wladimir Garotinho e demais parceiros estejamos assinando o Termo de Cooperação que dará incremento à implantação ao Parque de Inovação Tecnológica de Campos”, informou Marcelo Neves.
O vice-presidente do PIT São José dos Campos, Macelo Nunes, considerou que é importante o alinhamento que está sendo observado na parceria no contexto da implantação do Parque Tecnológico de Campos.
“ Não dá para replicar o que construímos aqui em São José em Campos ou em qualquer outro lugar. É muito importante a gente respeitar o que já foi construído dentro do município de Campos pelas pessoas que trabalharam pela inovação. O nosso papel é justamente levar a metodologia, levar o modo de operação, mas não necessariamente a operação. Imagino também que para Campos, a segurança de que nós queremos é um projeto de Estado para o município, e não um projeto de apenas um governo. Queremos que seja perene em Campos conforme aqui, pois construímos o Parque de Inovação em 2017 e ele prossegue. Que possamos olhar Campos daqui a oito, 10 anos, comemorando tudo aquilo que a gente conquistou aqui, com respeito, com seriedade e com a integração da cultura empreendedora da inovação que São José dos Campos já tem no território da nossa região”, projetou Marcelo Nunes.
O Head de Negócios do Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos, Amauri Acatauassu falou sobre a reunião com as autoridades de Campos.
“Para nós é um grande prazer receber o secretário Marcelo Neves e o diretor Luiz Magalhães. Foi uma reunião bastante produtiva em que entendemos um pouco melhor o escopo do trabalho que podemos fazer em conjunto com Campos dos Goitacazes para apoiar a implantação do Parque Tecnológico. E de uma maneira bem clara, a ação principal é criar as condições para que a gente consiga integrar tudo. Todos os atores do ecossistema que são necessários para o sucesso de um Parque Tecnológico em Campos. Então, esse é o nosso trabalho, mandamos uma proposta inicial, agora vamos fazer uma revisão dessa proposta e tenho certeza que o mais breve possível todos detalhes estarão concluídos para que o mais rápido possível possamos colocar de pé, dar continuidade a esse trabalho da implantação do Parque Tecnológico de Campos do Goitacazes”, analisou Amarui Acatauassu.