Notícia no detalhe
Doutor Chicão em reunião da Ompetro nesta quarta
O vice prefeito, Doutor Chicão, participa nesta quarta-feira (20), às 10h30, em Macaé, de uma reunião extraordinária da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro). Doutor Chicão estará representando a prefeita Rosinha Garotinho, que é vice-presidente da entidade, e está de férias por 15 dias para descanso. A reunião extraordinária será no gabinete do prefeito de Macaé, Riverton Mussi, presidente da Ompetro, e tem o objetivo de definir estratégias para ajudar a reforçar o acordo, que está sendo feito entre os municípios produtores e não-produtores, na distribuição dos royalties.
Uma Proposta de Emenda Parlamentar (PEC), que ficou conhecida como Emenda Ibsen/Simon, previa a redistribuição dos royalties do petróleo para todos os municípios e estados brasileiros. Antes de deixar o cargo, o então presidente Lula vetou o artigo 64 do projeto, que trata do novo modelo de partilha dos royalties. “A presidente Dilma [Rousseff] pediu que possa haver acordo entre os municípios produtores e não-produtores para que, quando o veto voltar ao Congresso, todos estejam em consenso”, diz Marcelo Neves.
O superintendente de Petróleo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Neves, secretário executivo da Ompetro, informa que a reunião foi necessária em virtude da mobilização entre deputados e senadores, que vai acontecer para que o acordo seja oficializado. “O presidente do Senado, José Sarney, prorrogou o prazo para que haja um consenso entre produtores e não- produtores até 15 de setembro
O secretário da Ompetro informa que os não-produtores já reconheceram o direito dos produtores receberem recursos diferenciados devido aos impactos que socioambientais que sofrem e aceitaram que não se mexa nos recursos da extração de petróleo pós-sal, ou seja, dos já existentes.
- O único ponto divergente é que os não-produtores não querem esperar até 2020, para quando está estimado o auge da produção de petróleo na camada pré-sal, para receber os recursos, por isso, há a proposta de se instituir um fundo para que os recursos possam ser compartilhado entre os não-produtores -, declara Marcelo, acrescentando que, entre as propostas, também está a da União abrir mão de parte dos seus recursos em favor deste fundo.
Últimas Notícias adicionadas
- 30/04/2025 17:25:21 Unidades de urgência e emergência funcionam normalmente no Dia do Trabalhador
- 30/04/2025 16:39:19 Hemocentro reforça pedido de doação no feriado do Dia do Trabalhador
- 30/04/2025 14:51:46 Cais da Lapa serve de palco para Samba do Trabalhador
- 30/04/2025 11:54:16 Prefeito Wladimir busca reajuste do custeio do SUS com o ministro Alexandre Padilha
- 30/04/2025 11:47:32 Rock Goitacá 2025: Secretários debatem inovações na logística do evento
Unidades de urgência e emergência funcionam normalmente no Dia do Trabalhador
3004 16h39Hemocentro reforça pedido de doação no feriado do Dia do Trabalhador
3004 14h51Cais da Lapa serve de palco para Samba do Trabalhador
3004 11h54Prefeito Wladimir busca reajuste do custeio do SUS com o ministro Alexandre Padilha
3004 11h47Rock Goitacá 2025: Secretários debatem inovações na logística do evento
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18