Notícia no detalhe
Doutor Chicão em reunião da Ompetro nesta quarta
O vice prefeito, Doutor Chicão, participa nesta quarta-feira (20), às 10h30, em Macaé, de uma reunião extraordinária da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro). Doutor Chicão estará representando a prefeita Rosinha Garotinho, que é vice-presidente da entidade, e está de férias por 15 dias para descanso. A reunião extraordinária será no gabinete do prefeito de Macaé, Riverton Mussi, presidente da Ompetro, e tem o objetivo de definir estratégias para ajudar a reforçar o acordo, que está sendo feito entre os municípios produtores e não-produtores, na distribuição dos royalties.
Uma Proposta de Emenda Parlamentar (PEC), que ficou conhecida como Emenda Ibsen/Simon, previa a redistribuição dos royalties do petróleo para todos os municípios e estados brasileiros. Antes de deixar o cargo, o então presidente Lula vetou o artigo 64 do projeto, que trata do novo modelo de partilha dos royalties. “A presidente Dilma [Rousseff] pediu que possa haver acordo entre os municípios produtores e não-produtores para que, quando o veto voltar ao Congresso, todos estejam em consenso”, diz Marcelo Neves.
O superintendente de Petróleo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Neves, secretário executivo da Ompetro, informa que a reunião foi necessária em virtude da mobilização entre deputados e senadores, que vai acontecer para que o acordo seja oficializado. “O presidente do Senado, José Sarney, prorrogou o prazo para que haja um consenso entre produtores e não- produtores até 15 de setembro
O secretário da Ompetro informa que os não-produtores já reconheceram o direito dos produtores receberem recursos diferenciados devido aos impactos que socioambientais que sofrem e aceitaram que não se mexa nos recursos da extração de petróleo pós-sal, ou seja, dos já existentes.
- O único ponto divergente é que os não-produtores não querem esperar até 2020, para quando está estimado o auge da produção de petróleo na camada pré-sal, para receber os recursos, por isso, há a proposta de se instituir um fundo para que os recursos possam ser compartilhado entre os não-produtores -, declara Marcelo, acrescentando que, entre as propostas, também está a da União abrir mão de parte dos seus recursos em favor deste fundo.
Últimas Notícias adicionadas
- 16/11/2025 14:38:30 Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
- 16/11/2025 14:15:22 Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
- 16/11/2025 10:28:37 UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
- 16/11/2025 10:01:56 Educação divulga lista das chapas homologadas para eleição de diretores
- 16/11/2025 09:50:52 Simpósio Caminhos de Barro vai discutir potencial da cerâmica artesanal
Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
1611 14h15Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
1611 10h28UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
1611 10h01Educação divulga lista das chapas homologadas para eleição de diretores
1511 15h51Espetáculo de dança “As Cores do Brasil” neste domingo no Teatro Trianon
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira




















