Notícia no detalhe
Defesa Civil captura abelhas em residência em Custodópolis
A Secretaria de Defesa Civil continua com o trabalho de retirada de colméias que se instalam na zona urbana de Campos. Na última segunda-feira (18), por exemplo, no bairro Custodópolis, abelhas atacaram um menino de 14 anos em sua casa. A solicitação da retirada dos insetos foi feita através do telefone de emergência 199, da Defesa Civil, único órgão que realiza esse trabalho nos bairros e distritos do município. O menino recebeu atendimento no PU de Guarus e já está em casa se recuperando.
Segundo o apicultor da Defesa Civil, Amaro Alves da Silva, duas colméias com aproximadamente 120 mil abelhas estão sendo retiradas do local. "Essas colméias estavam há quatro anos no local, mas ainda não havia caso de ataque. Devido a ação delas, o trabalho foi realizado para que fossem capturadas e transportadas para Caixeta", explicou o apicultor.
- Na nossa região o tipo mais comum de ser encontrada é a abelha africanizada. Os enxames estão vindo para a cidade, pois as pessoas estão degradando o meio ambiente. Qualquer pessoa pode acionar o setor e solicitar auxílio. A equipe, composta por um apicultor, um técnico e um auxiliar, comparece ao local com o equipamento de segurança para capturar as abelhas, visto que devem ser retiradas sem matá-las - explicou o secretário de Defesa Civil, Henrique Oliveira.
As abelhas africanizadas têm o veneno apitoxina, mais forte que as outras espécies. Por isso, elas causam mais mortes e ferimentos. A picada de uma abelha desta espécie pode causar distúrbios neurotóxicos, hemorrágicos e hemolíticos. Elas se deslocam do campo para a cidade e acabam se instalando em áreas onde há muito verde. Por essa razão, tem sido muito comum as solicitações de moradores de bairros onde possuem quintais com muitas árvores. Henrique Oliveira alerta a população para que, ao notar um enxame de abelhas em casa, ligue para a Defesa Civil solicitando a ida ao local.
Últimas Notícias adicionadas
- 19/03/2026 17:39:39 Seduct e Ronda Escolar ampliam parceria e formarão gestores sobre educação digital
- 19/03/2026 17:25:21 Educação tem canal para denúncias de Assédio Moral, Sexual e Discriminatório
- 19/03/2026 16:49:33 LGBTQIAPN+: Atendimento no novo espaço começa na próxima quinta-feira
- 19/03/2026 15:32:28 Itinerários de ônibus na região central com alteração temporária no domingo
- 19/03/2026 12:02:31 Reunião alinha últimos detalhes para o Adora Campos
Seduct e Ronda Escolar ampliam parceria e formarão gestores sobre educação digital
1903 17h25Educação tem canal para denúncias de Assédio Moral, Sexual e Discriminatório
1903 16h49LGBTQIAPN+: Atendimento no novo espaço começa na próxima quinta-feira
1903 15h32Itinerários de ônibus na região central com alteração temporária no domingo
1903 12h02Reunião alinha últimos detalhes para o Adora Campos
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
5Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para entrega de documentos e exames
6CadÚnico: Mutirão de Atualização de 25 a 27 de março na UFF




















