Em comemoração ao mês do Servidor Público, cujo dia é celebrado em 28 de outubro, o setor de Recursos Humanos da Fundação Municipal de Saúde (FMS) lançou o projeto “RH Itinerante”. A ação, que começou na terça-feira (03), no Hospital São José, em Goitacazes, tem como objetivo oferecer atividades e orientações aos servidores, promovendo um ambiente de trabalho mais acolhedor.
Houve distribuição de brindes durante o evento para marcar o momento. O projeto faz parte do plano de governo do prefeito Wladimir Garotinho, que reforça o compromisso com o bem-estar dos trabalhadores.
Uma das atividades marcantes da ação foi a exposição de um mural com fotos antigas do hospital, permitindo que funcionários e visitantes mergulhassem na história da unidade de saúde. Além disso, a Diretoria de Arte e Cultura da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) brindou os servidores com música, poesias e poemas campistas, criando um ambiente cultural que se estendeu por todo o hospital.
“Reconhecemos a dedicação incansável da nossa equipe de profissionais de saúde, que desempenham um papel vital nas unidades. Queremos criar um ambiente de trabalho que não apenas reconheça, mas também apoie ativamente nossa equipe. É apenas o começo. Vamos estender o “RH Itinerante” a todas as unidades da FMS, garantindo que cada servidor tenha acesso a esse suporte e à cultura de cuidado que estamos promovendo”, explicou o presidente da Fundação, Arthur Borges.
A gerente do Serviço Ambulatorial do São José, Verônica Benvindo, falou sobre o sucesso do projeto. “Estou feliz pelo São José ter sido o primeiro a participar dessa ação. O RH está sempre nos visitando e resolvendo os nossos problemas. Essa visita só veio reforçar esse cuidado. Achei tudo ótimo. A equipe está de parabéns”, afirmou.
Atividades – A equipe de Nutrição da Universidade Estácio de Sá, a convite da Assessoria de Estágios/RH da FMS, também marcou presença no hospital, oferecendo orientações nutricionais para os funcionários, com o intuito de promover hábitos alimentares mais saudáveis e equilibrados entre os colaboradores da unidade.
Outra atividade que cativou os servidores foi a dinâmica conduzida pela psicóloga Ana Paula Bessa, conhecida como "Coração Amarelo". Nessa ação, corações de papel amarelo foram distribuídos aos funcionários para que pudessem escrever mensagens positivas, fortalecendo ainda mais o senso de comunidade no hospital.
Ao ver uma funcionária emocionada durante a ação, a psicóloga destacou que a emoção é partilhada quando provocada através de experiências positivas. “Doar gentileza através da palavra visa sensibilizar as pessoas sobre a importância de compartilhar atos gentis para gerar paz, equilíbrio e bem-estar também no ambiente de trabalho. Precisamos de olho no olho e gentileza como forma de interação e crescimento pessoal”, disse.
A ação continua – O projeto “RH Itinerante” será realizado ao longo do mês. Outras unidades da FMS, incluindo as Unidades Pré-Hospitalares (UPH) de Farol de São Tomé, Travessão, Ururaí e Saldanha Marinho, juntamente com a Clínica da Criança e Hospital Geral de Guarus e Hospital Ferreira Machado, serão contempladas com a iniciativa, que visa cuidar e valorizar aqueles que dedicam suas vidas à saúde da população.
De acordo com a diretora de Recursos Humano da FMS, Adriana Santos, a próxima unidade a ser beneficiada pelo projeto, nesta quarta-feira (04), será a UPH Farol de São Tomé. “Na semana que vem estaremos nas UPH de Travessão e Ururaí. As demais unidades serão visitadas ao longo do mês de outubro. Nosso objetivo é aproximar o RH das unidades hospitalares e pré-hospitalares da FMS, oportunizando uma tarde interativa, dinâmica e com arte para reflexão sobre o servir e também resgatar um pouco de história da unidade de forma a ampliar o vínculo com a instituição”, enfatizou.