Notícia no detalhe
Emergência em Casa: serviços prestados com qualidade
O Programa Emergência em Casa da Secretaria Municipal de Saúde continua beneficiando milhares de pessoas nos quatro cantos da cidade. Com isso, vem colaborando para diminuir a mortalidade no município e ajudando a salvar vidas. Desde quando foi implantado, em dezembro de 2009, 22.177 atendimentos foram realizados, sendo 8.319 somente de janeiro a junho deste ano.
Desse total, 2.669 atendimentos foram feitos nas próprias residências dos pacientes, enquanto 1.774 pessoas precisaram ser removidas para uma unidade hospitalar. Os outros 3.876 procedimentos foram resolvidos pelo próprio telefone, com a ajuda de médicos reguladores. Para o Vice Prefeito, Doutor Chicão, o programa é um dos que mais se destacam entre as ações implementadas na área da saúde desde 2009.
- As ambulâncias do programa são de alta complexidade, do tipo UTI, e garantem o atendimento de qualidade e diferenciado aos que mais precisam, em casa. Isso demonstra o carinho que a Prefeita Rosinha Garotinho tem com a população – afirmou Doutor Chicão
Segundo o secretário de Saúde, Paulo Hirano, atualmente, todo o município conta com a cobertura do programa, que pode ser solicitado pelo número 192, para atender casos de urgência e emergência, 24h por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. A ligação é gratuita. “O programa conta com seis ambulâncias do tipo UTI totalmente equipadas e tem contribuído consideravelmente para a diminuição dos índices de mortalidade”, disse Hirano.
A Baixada Campista tem duas bases do programa Emergência em Casa: uma em Baixa Grande, para cobrir as localidades de Donana a Farol de São Tomé e, a outra, em Goitacazes, que assiste os moradores de Goitacazes ao Centro. As demais bases do programa ficam em Travessão, para cobrir a região Norte e Nova Brasília, que absorve a demanda local e dos bairros adjacentes. Há, ainda, dois veículos na Central de Regulação Médica (prédio anexo ao Hospital Geral de Guarus).
A jovem Joana Menezes Batista, 25 anos, mãe do pequeno Ricardo Daniel Alves, de apenas 28 dias, foi atendida várias vezes pela equipe do Programa Emergência em Casa, durante a gestação, e entra na estatística de vidas salvas no município através do atendimento de médicos reguladores do programa. “Passei a gestação toda com problema de pressão alta. Perto de o meu filho nascer, passei mal, chamei o Emergência em Casa e, em menos de 20 minutos, a equipe médica já estava aqui em casa. Minha pressão estava 19x8. Além de aferir minha pressão e me dar um medicamento, ele esperaram a medicação fazer efeito para ir embora”, contou a jovem.
Últimas Notícias adicionadas
- 27/10/2025 18:43:05 Acolhidos da Residência Inclusiva II em evento pelo Mês das Crianças
- 27/10/2025 17:02:54 Uenf se consagra campeã geral da Liga Universitária Campista
- 27/10/2025 15:33:25 Capacitação sobre reforma tributária reúne profissionais contábeis na Prefeitura
- 27/10/2025 15:12:30 Últimos dias da Campanha Nacional de Multivacinação em Campos
- 27/10/2025 14:49:06 Espaço da Oportunidade com 546 vagas de emprego neste início de semana
Acolhidos da Residência Inclusiva II em evento pelo Mês das Crianças
2710 17h02Uenf se consagra campeã geral da Liga Universitária Campista
2710 15h33Capacitação sobre reforma tributária reúne profissionais contábeis na Prefeitura
2710 15h12Últimos dias da Campanha Nacional de Multivacinação em Campos
2710 14h49Espaço da Oportunidade com 546 vagas de emprego neste início de semana
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
3Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
6Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos

















