A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social segue realizando a capacitação de profissionais que atuam em equipamentos e órgãos municipais, através da Gestão do Trabalho do Sistema Único da Assistência Social (SUAS). As atividades foram iniciadas em setembro e fazem parte do Programa de Educação Permanente, com o objetivo de trabalhar as atribuições e habilidades dos profissionais de acordo com as orientações técnicas de cada equipamento e serviço. Nesta fase em que o foco é os técnicos que possuem ensino superior, cerca 60 trabalhadores, entre psicólogos, assistentes sociais, pedagogos e estagiários, estão participando da capacitação promovida pelo SUAS. O encontro acontece no auditório da Fundação Municipal de Esportes (FME).
Nesta semana, a imersão está voltada para os trabalhadores que fazem os atendimentos nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), nos Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e no Centro de Referência Especializada para População em Situação de Rua (Centro Pop). De acordo com a técnica da Gestão do Trabalho do SUAS, Adriana Caetano, a capacitação é uma forma de interação entre os trabalhadores e reafirmação das diretrizes que devem ser seguidas no atendimento à população. “Essa fase de capacitação dos técnicos de referência é importante para que eles revisitam as orientações e as normativas do SUAS. As orientações dadas aos técnicos que atuam nos serviços, como o CRAS, CREAS e Centro Pop, são coisas que já fazem parte da vida de trabalho deles, porém a imersão dá ênfase para que haja melhoria no trabalho oferecido”, disse.
Assistente social há 17 anos do município, Leyde Jane Barbosa, que trabalha no CRAS do Jardim Carioca, aprovou a realização da capacitação. Para ela, o encontro serve como uma grande troca de experiências entre os técnicos.
“A troca de experiências é muito grande. Eu tenho uma história dentro da assistência, mas a gente está aqui trocando metodologias com outros profissionais, como os que estão saindo da universidade. A assistência avançou muito na nossa cidade, mas é importante que estejamos aqui juntos para falar do nosso trabalho e até mesmo das dificuldades. A gente se vê fazendo parte da secretaria, porque fomos liberados para a participação e estamos aqui juntos para discutir e aprender um com o outro”, explicou.
“É um momento de grande aprendizado. Estou vivenciando a realidade na prática após a universidade. Estar na capacitação nos faz aprender algo além do que é realizado em nosso dia a dia com os colegas técnicos e supervisores. Eu estou muito satisfeita em estar participado”, disse a estagiária de assistência social do Cras do Parque Guarus, Mayara Souza Coutinho.
Até a próxima quinta-feira (09) participam os profissionais com ensino superior que atuam nos CRAS do Jardim Carioca, Parque Guarus, Codin, Jockey e Custodópolis. Além deles, os profissionais do Centro Pop e do CREAS III. Já na próxima semana, a capacitação também será para o grupo que possui ensino superior, mas de atuação nos CRAS de Morro do Coco, Travessão, Esplanada, Ururai, CREAS II, Acolhimentos e Programa Criança Feliz (gestão e supervisores). As imersões em grupo já foram realizadas com profissionais de nível médio, além de gestores e coordenadores dos equipamentos municipais.