Notícia no detalhe
Curso Livre de Teatro prepara mostra de esquetes
A coordenação do Curso Livre de Teatro da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) prepara para os dias 24 e 26 deste mês, a partir das 19h, no auditório Amaro Prata Tavares, no Palácio da Cultura, a Mostra de Esquetes entre alunos do curso oferecido gratuitamente pela instituição. O evento, que terá entrada gratuita, contará com a presença de convidados, como alunos do 6º ao 9º ano de escolas da rede municipal e projetos sociais, como o Pró-Jovem. 
A vice-presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima e coordenadora do Curso Livre de Teatro, Maria Helena Gomes, explica que as esquetes vão ser dirigidas pelos próprios alunos, que também vão escolher os figurinos e os textos: “Eles mesmos vão escolher os textos. E assim que tiverem os textos escolhidos, vão começar a ensaiar”, informou a vice-presidente.
Maria Helena explica que o objetivo da Mostra de Esquetes entre os alunos iniciantes do curso é colocar em prática aquilo que eles estão vendo no curso. “Vai ser um exercício da fala e do discurso. Uma oportunidade deles conversarem com a platéia. As esquetes vão durar, no máximo, 15 minutos. Estamos com uma grande expectativa”, afirmou.
A vice-presidente comenta que o curso, o qual também coordena, tem uma duração longa. “O curso começou em 2009, no início do Governo Rosinha Garotinho. Ele tem um desdobramento para a sociedade. Está sendo muito importante para as famílias, que têm relatado uma melhora do relacionamento dos alunos em casa e na escola”, contou.
A coordenadora fala sobre o que representa o curso para o teatro de Campos. “Eles estão alimentando o teatro da cidade. Já participaram de outras encenações, como na 6ª Bienal do Livro de Campos, e na Mostra de Esquetes em São João da Barra, onde foram premiados. Já têm um currículo considerável”, garante.
Alguns alunos do Curso Livre de Teatro da FCJOL estão no elenco da peça “Prometeu”, dirigida por Yve Carvalho, e que vai entrar em cartaz no dia 11, no Teatro de Bolso. “Prometeu” faz parte da trilogia de tragédias gregas dirigidas por Yve Carvalho. As primeiras foram “Medéia” e “Édipo Rei”, que também tiveram no elenco alunos do Curso Livre de Teatro. 
Para 2011 estão previstas ainda os exercícios públicos da Trilogia do Teatro do Absurdo: Jogos de Massacre, A Cantora careca e A Lição, textos de Eugène Ionesco; adaptações de clássicos Infantis: O Patinho feio e Os cigarras e Os formigas, de Maria Clara Machado; A Fada Que tinha Idéias, de Fernanda Lopes de Almeida; O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna e o Auto de Natal: O Boi e o Burro no Caminho de Belém, de Maria Clara Machado, com o Coral Boca de Cena
Peças encenadas:
2009- Tribobó City, direção de Rodrigo Espinosa e Maria Helena Gomes; Direção musical, Banda Zen Graça;  Histórias, Panos e Lendas (adaptação) - direção, Maria helena Gomes;  Ser ou não Ser Shakespeare “Fragmentos" - direção: Fernando Rossi, Yve Carvalho, Iara Lima, Dedé Muylaert; Direção Geral: Maria Helena Gomes, Fernanda Campos, Neusimar da Hora e Rodrigo Espinosa. 2010 - A Vida Como Ela É, de Nelson Rodrigues - Exercícios de Esquetes - direção: Ademir Martins e Eduardo Gama; Os Sete Gatinhos, de Nelson Rodrigues - Leitura Dramatizada, apresentada na 6ª Bienal do Livro - direção: Eduardo Gama; Bailei na Curva, de Júlio Conte - direção: Ademir Martins e Eduardo Gama; Supervisão: Maria Helena Gomes, Neusimar da Hora e Fernanda Campos, Participação: Cia Musicatto; Coral Boca de Cena - Regência e direção: professora Lenie Vieira; Dançarte Brasil - Direção e Coreográfica: professora Neide Brasil. 
- Últimas Notícias adicionadas
- 31/10/2025 09:09:17 Educação divulga novo cronograma do Processo de Eleição de Gestores Escolares
- 31/10/2025 08:31:04 Campos tem experiência reconhecida pela Fiocruz em plataforma nacional
- 30/10/2025 16:17:36 Balanço pós-terceiro LIRAa do ano tem saldo de mais de 15 mil imóveis visitados
- 30/10/2025 15:46:50 Projeto piloto de monitoramento por câmeras reforça segurança em escolas
- 30/10/2025 15:14:54 Sustentabilidade do agro é debatida em evento no Parque Canaã
Campos tem experiência reconhecida pela Fiocruz em plataforma nacional
3110 09h09Educação divulga novo cronograma do Processo de Eleição de Gestores Escolares
3010 16h17Balanço pós-terceiro LIRAa do ano tem saldo de mais de 15 mil imóveis visitados
3010 15h46Projeto piloto de monitoramento por câmeras reforça segurança em escolas
3010 15h14Sustentabilidade do agro é debatida em evento no Parque Canaã
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
3Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31

















