Notícia no detalhe
Secretarias em Fórum de Educação e Cultura
A Secretaria Municipal de Cultura, junto com a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima e a Fundação Zumbi dos Palmares, está participando do Fórum de Educação e Cultura, em São João da Barra, desenvolvida pela EBX, empresa responsável pela implantação do Complexo Portuário do Açu, através do Instituto BioAtlântica e apoio do Instituto Politécnico de Tomar e Instituto Terra e Memória. O objetivo é estudar os impactos culturais no entorno dos mega-projetos em execução pela empresa.
O secretário de Cultura, Orávio de Campos, elogiou o trabalho ora sendo realizado pela BioAtlântica. Além do secretário de Cultura, participam do evento, a presidente da Fundação Oswaldo Lima, Patrícia Cordeiro; a Diretora das Casas de Cultura, Carla Barreto, a Diretoria Administrativa da Secretaria de Cultura, Maria Lúcia Bittencourt, o vice-presidente da Zumbi dos Palmares, Sérgio Alvarenga, e o diretor do Arquivo Público Municipal, Carlos Freitas.
Impactos – Para o secretário, é a primeira vez que uma empresa abre um diálogo franco com as comunidades instaladas no entorno dos megaprojetos. “Na realidade, se temos perspectivas da explosão demográfica na região de Campos, São João da Barra, Quissamã e São Francisco nos próximos 10 anos, temos mesmo que analisar os efeitos que isso pode causar nas relações afetivas das populações, hoje vista no plano macro das territorialidade”, acrescentou.
A Gestão Integrada do Território para o Desenvolvimento Sustentável, a cargo da BioAtlântica, foi motivo de amplas reflexões por parte do COMUDES. “O momento é histórico e, munidos do melhor espírito critico, estamos participando, junto com a nossa equipe, procurando contribuir para atenuar os impactos culturais que se avizinham pondo em perigo o nosso futuro”, disse Orávio de Campos.
Como fatos concretos da perda da identidade, o secretário coloca a questão da sociolingüistica da baixada campista e as manifestações culturais, incluindo as tradicionais festas religiosas. “Estamos propondo a criação de centros de memória, projetos culto educacionais junto às escolas e cursos de formação profissional destinado aos multiplicadores de ações concretas em favor da preservação de nossos costumes”, finalizou.
Últimas Notícias adicionadas
- 16/11/2025 14:38:30 Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
- 16/11/2025 14:15:22 Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
- 16/11/2025 10:28:37 UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
- 16/11/2025 10:01:56 Educação divulga lista das chapas homologadas para eleição de diretores
- 16/11/2025 09:50:52 Simpósio Caminhos de Barro vai discutir potencial da cerâmica artesanal
Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
1611 14h15Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
1611 10h28UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
1611 10h01Educação divulga lista das chapas homologadas para eleição de diretores
1511 15h51Espetáculo de dança “As Cores do Brasil” neste domingo no Teatro Trianon
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira




















