O Hospital Geral de Guarus (HGG) marcou um novo capítulo em sua história ao inaugurar o tão aguardado Centro de Terapia Intensiva (CTI). Nessa quarta-feira (10), os pacientes foram transferidos da antiga ala para o novo setor, que foi entregue pelo prefeito Wladimir Garotinho e pelo vice-prefeito Frederico Paes, durante cerimônia realizada na terça-feira (9).
Com 20 leitos totalmente equipados, incluindo dois destinados a isolamento, os primeiros 10 pacientes foram transferidos pela manhã para o novo CTI. A transferência é um processo cuidadoso e considerou o quadro de saúde individual de cada pessoa. Os demais pacientes serão transferidos para as novas instalações nas próximas 24 horas.
O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Arthur Borges, comentou que os pacientes irão receber um excelente tratamento no novo CTI. “Estamos muito felizes em começar a transferência dos pacientes para o novo Centro de Terapia Intensiva do HGG. Este espaço moderno, amplo e completamente equipado representa um avanço significativo proporcionado no governo de Wladimir Garotinho. A mudança não apenas oferece um ambiente mais adequado e confortável para os pacientes, mas também permite uma prestação de cuidados médicos mais eficaz”, destacou.
Com uma equipe multidisciplinar completa, composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos e assistentes sociais e com equipamentos essenciais, como monitores, respiradores e carrinho de parada, o novo CTI já está em pleno funcionamento. Os sistemas de gases necessários, como oxigênio, ar comprimido e vácuo, estão conectados e operacionais, assegurando um ambiente propício para o atendimento intensivo.
O destaque do novo CTI está na sua estrutura aprimorada, com 20 monitores, camas, computadores, além de cadeiras, mesas, estantes, respiradores mecânicos e desfibriladores, todos monitorados em tempo real por uma central de monitorização.
Compromisso com o Atendimento de Qualidade
Atualmente médica do CTI, Luiza Queiroz lembrou do seu período de residência no HGG em 2019 e enfatizou a obra no hospital e a importância dos blocos isolados na proteção dos pacientes. Ela destacou a capacidade de monitorização intensiva 24 horas por dia como um fator crucial para cuidados mais eficazes. Luiza mencionou que o perfil predominante dos pacientes é de casos crônicos relacionados à urologia e também à nefrologia.
“A equipe do CTI trabalha junto há 21 anos, desde que o HGG entrou em operação. São médicos extremamente capacitados. Eu sou a mais recente aqui no grupo, mas a maioria já é de muito tempo. Então, é um clima realmente muito bom de trabalhar. As expectativas para essa inauguração estavam altas e foram cumpridas”, informou.
Superintendente do HGG, Vitor Mussi ressaltou a importância da inauguração para elevar o padrão de cuidados na instituição, destacando que as transferências dos pacientes foram realizadas com protocolos rigorosos para garantir a segurança de cada um. “É um momento importante para nós. Essa inauguração representa não apenas a modernização de nossa estrutura, mas também um avanço significativo na qualidade do cuidado que oferecemos aos pacientes. Estamos comprometidos em fornecer o melhor atendimento e conforto para aqueles que necessitam de cuidados intensivos”, comentou.