Notícia no detalhe
Hemorio faz treinamento para hemofílicos em Campos
O Hemocentro Regional de Campos, que funciona no Hospital Ferreira Machado (HFM), recebeu na manhã desta quarta-feira (10) representantes do Hemorio, da Federação Brasileira de Hemofilia (FBH) e da Associação de Hemofílicos e Pessoas com Doenças Hemorrágicas e Hereditárias (AHPAD) com objetivo de promover um treinamento para cuidadores e pacientes com distúrbios na coagulação do sangue, em especial os hemofílicos.
O presidente da AHPAD esclareceu que a visita integra um projeto da Federação Mundial de Hemofilia com a promoção de intercâmbio internacional, chamado Hermanamiento, “Após troca de informações com a Venezuela escolhemos o Hemorio como parceiro e, através de critérios técnicos, direcionamos nosso trabalho para quatro hemocentros, o primeiro deles o de Campos, que é referência regional”, disse.
O treinamento no centro de estudos do HFM foi promovido pela equipe técnica do Hemorio, formada pela fundadora da AHPAD, a assistente social Márcia Pereira e pela enfermeira Sonia Saragosa. “É fundamental para o tratador e para paciente ter conhecimento sobre a utilização da dose domiciliar do fator de coagulação, que deve ser aplicada em casos emergências, mas não deixando de encaminhar esse paciente imediatamente para um Centro Tratador, que em Campos é o Hemocentro Regional”, comentou Sonia.
A médica do Hemocentro Regional, Laura Duarte, esclareceu que, em Campos, são atendidos 46 pacientes com distúrbios de coagulação no sangue. “Desse número 33 apresentam hemofilia e boa parte deles já recebeu treinamento, mas é fundamental essa educação continuada para melhorar a qualidade de tratamento desse grupo e, além disso, promover a interação com outro grupo de tratadores”, relatou.
O membro líder da AHPAD, Daniel Carneiro do Nascimento, informou que a equipe técnica vai seguir um cronograma de visitas nas próximas semanas. “Na próxima semana vamos ao Hemolagos, em Cabo Frio e depois visitaremos ainda os hemocentros de Angra dos Reis e Volta redonda”, comentou.
Para a responsável técnica do Hemocentro Regional, Sandra Chalhub, a visita consolida a importância do Hemocentro. “Nossa relação com o Hemorio e nossa importância enquanto referência regional foram fundamentais para estarmos entre os Hemocentros escolhidos para integrar esse projeto de tratadores de hemofilia”, finalizou.
Últimas Notícias adicionadas
Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
2IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
3Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
4Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral
5Concurso contempla profissionais formados em Licenciatura em Educação do Campo
6Prefeitura antecipa salário de dezembro e pagamento dos servidores já está na conta




















