Notícia no detalhe
Hemorio faz treinamento para hemofílicos em Campos
O Hemocentro Regional de Campos, que funciona no Hospital Ferreira Machado (HFM), recebeu na manhã desta quarta-feira (10) representantes do Hemorio, da Federação Brasileira de Hemofilia (FBH) e da Associação de Hemofílicos e Pessoas com Doenças Hemorrágicas e Hereditárias (AHPAD) com objetivo de promover um treinamento para cuidadores e pacientes com distúrbios na coagulação do sangue, em especial os hemofílicos.
O presidente da AHPAD esclareceu que a visita integra um projeto da Federação Mundial de Hemofilia com a promoção de intercâmbio internacional, chamado Hermanamiento, “Após troca de informações com a Venezuela escolhemos o Hemorio como parceiro e, através de critérios técnicos, direcionamos nosso trabalho para quatro hemocentros, o primeiro deles o de Campos, que é referência regional”, disse.
O treinamento no centro de estudos do HFM foi promovido pela equipe técnica do Hemorio, formada pela fundadora da AHPAD, a assistente social Márcia Pereira e pela enfermeira Sonia Saragosa. “É fundamental para o tratador e para paciente ter conhecimento sobre a utilização da dose domiciliar do fator de coagulação, que deve ser aplicada em casos emergências, mas não deixando de encaminhar esse paciente imediatamente para um Centro Tratador, que em Campos é o Hemocentro Regional”, comentou Sonia.
A médica do Hemocentro Regional, Laura Duarte, esclareceu que, em Campos, são atendidos 46 pacientes com distúrbios de coagulação no sangue. “Desse número 33 apresentam hemofilia e boa parte deles já recebeu treinamento, mas é fundamental essa educação continuada para melhorar a qualidade de tratamento desse grupo e, além disso, promover a interação com outro grupo de tratadores”, relatou.
O membro líder da AHPAD, Daniel Carneiro do Nascimento, informou que a equipe técnica vai seguir um cronograma de visitas nas próximas semanas. “Na próxima semana vamos ao Hemolagos, em Cabo Frio e depois visitaremos ainda os hemocentros de Angra dos Reis e Volta redonda”, comentou.
Para a responsável técnica do Hemocentro Regional, Sandra Chalhub, a visita consolida a importância do Hemocentro. “Nossa relação com o Hemorio e nossa importância enquanto referência regional foram fundamentais para estarmos entre os Hemocentros escolhidos para integrar esse projeto de tratadores de hemofilia”, finalizou.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/09/2025 11:41:28 Última semana para inscrição de escolas na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
- 08/09/2025 10:35:46 Fundação Municipal de Esportes presente no encontro de mestres do judô
- 08/09/2025 10:28:44 Inscrições abertas para palestra sobre finanças e acesso ao crédito
- 08/09/2025 10:24:11 Paciente elogia atendimento após cirurgia de apendicite no Hospital Geral de Guarus
- 08/09/2025 10:18:04 Educação orienta quanto à utilização de televisores nas creches municipais
Última semana para inscrição de escolas na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
0809 10h35Fundação Municipal de Esportes presente no encontro de mestres do judô
0809 10h28Inscrições abertas para palestra sobre finanças e acesso ao crédito
0809 10h24Paciente elogia atendimento após cirurgia de apendicite no Hospital Geral de Guarus
0809 10h18Educação orienta quanto à utilização de televisores nas creches municipais
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
5Semana da Juventude com programação especial a partir de segunda
6Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças