Notícia no detalhe
Hemorio faz treinamento para hemofílicos em Campos
O Hemocentro Regional de Campos, que funciona no Hospital Ferreira Machado (HFM), recebeu na manhã desta quarta-feira (10) representantes do Hemorio, da Federação Brasileira de Hemofilia (FBH) e da Associação de Hemofílicos e Pessoas com Doenças Hemorrágicas e Hereditárias (AHPAD) com objetivo de promover um treinamento para cuidadores e pacientes com distúrbios na coagulação do sangue, em especial os hemofílicos.
O presidente da AHPAD esclareceu que a visita integra um projeto da Federação Mundial de Hemofilia com a promoção de intercâmbio internacional, chamado Hermanamiento, “Após troca de informações com a Venezuela escolhemos o Hemorio como parceiro e, através de critérios técnicos, direcionamos nosso trabalho para quatro hemocentros, o primeiro deles o de Campos, que é referência regional”, disse.
O treinamento no centro de estudos do HFM foi promovido pela equipe técnica do Hemorio, formada pela fundadora da AHPAD, a assistente social Márcia Pereira e pela enfermeira Sonia Saragosa. “É fundamental para o tratador e para paciente ter conhecimento sobre a utilização da dose domiciliar do fator de coagulação, que deve ser aplicada em casos emergências, mas não deixando de encaminhar esse paciente imediatamente para um Centro Tratador, que em Campos é o Hemocentro Regional”, comentou Sonia.
A médica do Hemocentro Regional, Laura Duarte, esclareceu que, em Campos, são atendidos 46 pacientes com distúrbios de coagulação no sangue. “Desse número 33 apresentam hemofilia e boa parte deles já recebeu treinamento, mas é fundamental essa educação continuada para melhorar a qualidade de tratamento desse grupo e, além disso, promover a interação com outro grupo de tratadores”, relatou.
O membro líder da AHPAD, Daniel Carneiro do Nascimento, informou que a equipe técnica vai seguir um cronograma de visitas nas próximas semanas. “Na próxima semana vamos ao Hemolagos, em Cabo Frio e depois visitaremos ainda os hemocentros de Angra dos Reis e Volta redonda”, comentou.
Para a responsável técnica do Hemocentro Regional, Sandra Chalhub, a visita consolida a importância do Hemocentro. “Nossa relação com o Hemorio e nossa importância enquanto referência regional foram fundamentais para estarmos entre os Hemocentros escolhidos para integrar esse projeto de tratadores de hemofilia”, finalizou.
Últimas Notícias adicionadas
- 16/11/2025 14:38:30 Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
- 16/11/2025 14:15:22 Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
- 16/11/2025 10:28:37 UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
- 16/11/2025 10:01:56 Educação divulga lista das chapas homologadas para eleição de diretores
- 16/11/2025 09:50:52 Simpósio Caminhos de Barro vai discutir potencial da cerâmica artesanal
Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
1611 14h15Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
1611 10h28UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
1611 10h01Educação divulga lista das chapas homologadas para eleição de diretores
1511 15h51Espetáculo de dança “As Cores do Brasil” neste domingo no Teatro Trianon
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira




















