Notícia no detalhe
Secretaria cadastra catadores do aterro controlado
Devido à desativação do aterro controlado (Lixão), a Secretaria da Família e Assistência Social está cadastrando catadores que trabalham no local e nos bairros, com o objetivo de geração de renda e montagem de cooperativas de catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis. A superintendência de programas e projetos da secretaria estima realizar cerca de 350 cadastros de hoje (segunda-feira, 15) até sexta-feira (19), no Ciep Pedro Álvares Cabral, na Codin.
A secretária da Família e Assistência Social, Izaura Freire, explicou que o município pretende aderir ao Programa Pró-Catador, uma das ações do Plano Brasil Sem Miséria, do governo federal. "O intuito desse programa é articular ações voltadas ao apoio e ao fomento à organização produtiva dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis, à melhoria das condições de trabalho, à ampliação das oportunidades de inclusão social e econômica e à expansão da coleta seletiva de resíduos sólidos, da reutilização e da reciclagem por meio da atuação desse segmento", ressaltou Izaura.
Consideram-se catadores, pessoas de condição econômica baixa, que se dedicam às atividades de coleta, triagem, beneficiamento, processamento, transformação e comercialização de materiais reutilizáveis e recicláveis. A Superintendente de Programas e Projetos, Irecy Damasceno, explica que a intenção é transformar os catadores em empreendedores individuais ou cooperativados.
- Esta é uma ação conjunta, envolvendo as secretarias da Família e Assistência Social, Educação, Trabalho e Renda e Serviços Públicos. O trabalho está sendo realizado para que seja eliminada a venda de materiais para os núcleos de reciclagem e que os catadores possam processar e vender os materiais diretamente para as usinas - destacou Irecy.
A superintendente acrescenta que um carro da secretaria continuará fazendo o trabalho de buscar os catadores no aterro e levá-los até o Ciep para o cadastramento. Com a desativação do lixão, os materiais recicláveis serão destinados às usinas e os não recicláveis serão enviados para o aterro sanitário, em Conselheiro Josino.
Últimas Notícias adicionadas
- 16/11/2025 14:38:30 Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
- 16/11/2025 14:15:22 Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
- 16/11/2025 10:28:37 UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
- 16/11/2025 10:01:56 Educação divulga lista das chapas homologadas para eleição de diretores
- 16/11/2025 09:50:52 Simpósio Caminhos de Barro vai discutir potencial da cerâmica artesanal
Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
1611 14h15Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
1611 10h28UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
1611 10h01Educação divulga lista das chapas homologadas para eleição de diretores
1511 15h51Espetáculo de dança “As Cores do Brasil” neste domingo no Teatro Trianon
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira




















