Notícia no detalhe
Profissionais de UBSs passam por capacitação
Cerca de 50 profissionais da área de saúde, entre eles médicos e enfermeiros de várias Unidades Básicas de Saúde (UBSs), participaram nesta terça-feira (16), na Faculdade de Medicina de Campos (FMC), de um curso de capacitação para diagnóstico e tratamento da hanseníase nos postos, ministrado para várias cidades da região Norte Fluminense por uma equipe da Secretaria Estadual de Saúde. O trabalho é mais uma etapa da descentralização dos serviços na saúde, após o Programa Municipal de Prevenção à Hipertensão e Diabetes (Hiperdia) e as consultas do Climatério, que deixaram de ser feitas apenas no Centro de Referência e Tratamento da Mulher (CRTM).
A previsão do Superintendente de Atenção Básica, Roberto Vogel, é que o atendimento esteja em pleno funcionamento em 10 UBSs pilotos, entre elas, a de Morangaba, Jóquei Clube, Cantinho da Saúde, Farol de São Thomé, Saturnino Braga, Parque Prazeres, Parque Eldorado, Dores de Macabu e Morro do Coco, até o final do mês de setembro, com previsão para todas as unidades em pouco tempo.
- A descentralização, que está acontecendo em nível regional, vai facilitar o atendimento aos pacientes. Além disso, os parentes e amigos que vivem próximos e correm risco com a doença também poderão passar por uma avaliação mais próxima de casa. O tratamento dura de seis meses a um ano, muitas vezes, o paciente interrompe por morar longe do centro de referência, que funciona num prédio ao lado do Hospital Geral de Guarus. Agora isso não vai mais acontecer”, completa.
Diagnóstico precoce - O Superintendente de Saúde Coletiva, Charbell Kury, explica esta descentralização é um compromisso do governo em aumentar a oferta de atendimento e captar casos da doença ainda no começo. “A hanseníase em estado avançado deixa sequelas neurológicas graves. O diagnóstico e tratamento precoce nas UBSs vão evitar danos mais severos e a atuação do agente comunitário na busca ativa da doença também vai ser muito importante para o município. Assim, o Centro de Referência vai atender os casos mais graves”, acrescentou o superintendente.
Para o coordenador do Programa Municipal de Controle da Hanseníase, o médico Edilbert Pellegrini, essa descentralização vai facilitar o acesso do diagnóstico e tratamento da doença. “Inicialmente médicos e enfermeiros passaram pela capacitação, na próxima semana serão os agentes comunitários de saúde e técnicos de enfermagem. Em um mês deve acontecer o treinamento prático”, lembra, ressaltando que o programa trata cerca de 200 pacientes/mês, distribuindo medicamento gratuito.
Em discussão – O próximo serviço na área da saúde a passar pela descentralização será o atendimento de tuberculose. De acordo com Roberto Vogel, no início de setembro haverá uma reunião para tratar do assunto, que deve acontecer nas 70 UBSs do município de forma gradativa.
A intenção é que os pacientes das unidades sejam encaminhados para o Centro de Referência da Tuberculose, onde terá um atendimento considerado mais complexo, como os exames. A partir daí, todo o acompanhamento será feito pelo médico do posto.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/01/2025 20:01:04 Chuvas de 60mm em uma hora provocam alagamentos na cidade
- 08/01/2025 18:36:20 Sarau da Casa de Cultura do Farol adiado em razão do mau tempo
- 08/01/2025 17:40:13 CEA e Parque Estadual da Lagoa do Açu realizam Eco Trilha na praia de Farol
- 08/01/2025 17:19:23 Vigilância Sanitária verifica denúncia e interdita restaurante no Centro da cidade
- 08/01/2025 16:44:33 IMTT participa de campanha sobre trânsito seguro das empresas do Porto do Açu
Chuvas de 60mm em uma hora provocam alagamentos na cidade
0801 18h36Sarau da Casa de Cultura do Farol adiado em razão do mau tempo
0801 17h40CEA e Parque Estadual da Lagoa do Açu realizam Eco Trilha na praia de Farol
0801 17h19Vigilância Sanitária verifica denúncia e interdita restaurante no Centro da cidade
0801 16h44IMTT participa de campanha sobre trânsito seguro das empresas do Porto do Açu
Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro
2Contribuinte adimplente terá desconto de 10% no IPTU em cota única até 20 de janeiro
3Prefeitura desmente aumentos de IPTU e Contribuição sobre Serviço de Iluminação
4Primeiro DO do ano traz medidas de austeridade e cumprimento de TAG junto ao TCE
5Aberto edital de Processo Seletivo para contratação temporária de mediadores
6Cadastro Único: agendamento para atualização abrirá toda sexta-feira