A Subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos deu início às aulas do Pré-Vestibular Social Norma Brito, o cursinho gratuito oferecido pelo órgão para as pessoas que vão prestar vestibular, concursos ou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com cerca de 50 alunos inscritos, o pré-vestibular acontece na sede da SIRDH. A subsecretaria é vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, que informa que ainda há vagas para os interessados em participar do cursinho.
De acordo com o subsecretário Gilberto Totinho, a iniciativa foi criada com o objetivo de oferecer a preparação a jovens e adultos de baixa renda e que não têm condição para pagar um cursinho, que foi nomeado “Norma Brito” em homenagem póstuma à educadora e ativista do Movimento Negro de Campos, Norma Ribeiro Brito, que morreu aos 52 anos, em 2017.
“A gente entende que, sem esse pré-vestibular e os demais pré-vestibulares de cunho social, muitas pessoas em situação de vulnerabilidade, muitas pessoas com renda per capita com perfil de Cadastro Único, não teriam ingressado em uma universidade se não fosse a possibilidade de competitividade de forma igual a partir dos ensinos e ensinamentos que eles adquirem aqui no pré-vestibular. O pré-vestibular, para a gente, é sinônimo de muito orgulho, porque no último ano a gente conseguiu botar seis pessoas em universidades públicas, entre elas o UENF, UFF e IFF. Como parte da política pública de ações afirmativas do governo Wladimir Garotinho, esse pré-vestibular é um golaço”, disse Totinho.
As aulas, que acontecem no período noturno, são ministradas por professores voluntários. As disciplinas são variadas, como Português, Biologia, História, Espanhol, Inglês, Física, Redação, Química, Sociologia, Matemática, Geografia e Cidadania.
Carla Costa, de 39 anos, é uma mulher transexual. Ela, que está desempregada, viu no Pré-Vestibular Norma Brito a oportunidade de conseguir uma vaga em alguma universidade pública.
“Eu decidi fazer o pré-vestibular porque não tenho condições de pagar uma faculdade. Eu não tenho emprego, eu sou uma mulher trans, então as coisas se tornam mais difíceis ainda. Se você não tem emprego, como você vai entrar na faculdade particular? Eu pretendo cursar enfermagem, engenharia da computação ou serviço social. Eu estou bem animada”, contou.
Cindy Bento Crespo, de 25 anos, está animada com o início das aulas.
“Eu quero muito passar em um concurso, mas não tenho condições no momento de pagar um cursinho. Eu não conhecia o pré-vestibular da Igualdade Racial e vi uma oportunidade muito boa para o meu aprendizado para eu tentar uma vaga em concurso. Além disso, eu também quero tentar uma vaga no curso de Psicologia”, disse a aluna do Pré-Vestibular Social Norma Brito.
INSCRIÇÕES AINDA ESTÃO ABERTAS
Apesar das aulas já terem sido iniciadas, a SIRDH ainda está com as inscrições abertas para quem deseja participar do Pré-vestibular Norma Brito. Para se inscrever, o interessado deve comparecer à sede da SIRDH, que fica localizada na Rua Comendador José Francisco Sanguedo, 129, no Centro, no prédio da antiga Fundação Zumbi dos Palmares, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. O candidato deve levar uma cópia de documento com foto, cópia de comprovante de residência e uma foto 3x4.