Notícia no detalhe
Atendimento completo no Programa DST/Aids/Hepatites Virais
Para atender aos diversos casos de Aids contabilizados em Campos, que somam 111 novos casos da doença somente entre os meses de janeiro e julho deste ano, o Programa Municipal DST/Aids/Hepatites Virais oferece atendimento vasto. Quanto aos exames, nesse mesmo período, foram realizados 3.055 de HIV, 937 Teste Rápido de Diagnóstico (TRD), com 95 resultados positivos na sede. De acordo com a coordenadora do programa, Rozângela Fonseca Azevedo, os números são alarmantes, no entanto, a unidade, que funciona na Rua Conselheiro Otaviano, 241, Centro, realiza trabalho de prevenção, diagnóstico e tratamento, distribuindo, inclusive os medicamentos.
A unidade oferece atendimento completo de testagem e aconselhamento, com serviço de assistência com especialização ambulatorial feito por uma equipe multidisciplinar e interdisciplinar com infectologista, pediatra, clínico geral, urologista, ginecologista, assistente social, psicólogo e enfermeiro, para 2.500 pessoas cadastradas. Os usuários ainda têm acesso a oferta de exames específicos de monitoramento e complementares.
Além do atendimento das 7h às 21h, de segunda à sexta-feira, a população pode buscar esclarecimentos sobre doenças sexualmente transmissíveis e informação através do telefone gratuito 08000224030. “As pessoas podem procurar o programa de maneira espontânea ou através de encaminhamento médico. A partir desse primeiro contato realizamos o atendimento coletivo, orientando sobre os riscos, como acontece a transmissão e ainda passamos como se prevenir e tratar a doença”.
Rozângela esclarece, ainda, que a Aids acomete na sua maioria pessoas do sexo masculino e com idade entre 25 e 45 anos. “Em todo trabalho de prevenção o número de atendidos é sempre muito alto, no entanto, a Aids mudou, as pessoas saíram do anonimato, visto que dos 3.055 exames realizados nos sete primeiros meses do ano, 2.978 já buscaram os resultados. No início dos trabalhos na unidade, em 1996, essa realidade era muito diferente, as pessoas tinham medo se expor”.
Para atender dezenas de pessoas, diariamente, os 68 profissionais que atuam no programa participam, constantemente, de cursos de qualificação, participando de congressos e palestras. “O nosso trabalho é muito árduo. Lidamos com pessoas com carências, sonhos, limites, em fim, seres humanos. Aqui vemos o usuário na sua totalidade”, completa Rozângela lembrando que o programa vai realiza no dia 22 de outubro uma campanha voltada para a conscientização da sífilis congênita.
CTA Itinerante – Outro serviço ofertado é o Projeto CTA Itinerante, quando os profissionais do Programa Municipal DST/Aids/Hepatites Virais realizam trabalho de prevenção e orientação sobre o vírus HIV, transmissor da Aids, com distribuição de panfletos contendo informações importantes às pessoas que moram mais longe do Centro da cidade. Uma semana após a visita, a mesma equipe retorna para realizar gratuitamente TRD.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/09/2025 16:32:28 Quilombolas de Lagoa Feia e Sossego recebem ação para emissão do CAF
- 08/09/2025 15:30:21 Abertas as inscrições para o Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência
- 08/09/2025 15:23:37 Segunda dose da vacina contra dengue será aplicada a partir de terça-feira
- 08/09/2025 15:01:12 Saúde inicia triagem de pacientes para mutirão de cirurgia bariátrica
- 08/09/2025 14:26:27 Assistência Social participa de Seminário Vozes da Rua no Rio de Janeiro
Quilombolas de Lagoa Feia e Sossego recebem ação para emissão do CAF
0809 15h30Abertas as inscrições para o Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência
0809 15h23Segunda dose da vacina contra dengue será aplicada a partir de terça-feira
0809 15h01Saúde inicia triagem de pacientes para mutirão de cirurgia bariátrica
0809 14h26Assistência Social participa de Seminário Vozes da Rua no Rio de Janeiro
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
5Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
6Semana da Juventude com programação especial a partir de segunda