Uma noite de muito encantamento. Assim foi o Encontro da Família, idealizado pela ONG Orquestrando a Vida. O evento aconteceu na noite desta sexta-feira (3), na sede da instituição, e contou com a participação do prefeito Wladimir Garotinho e da primeira-dama Tassiana Oliveira. Marcaram presença as famílias das crianças e adolescentes que compõem as Orquestras Escola Infanto-Juvenil, Sinfônica e Mariuccia Iacovino. O encontro contou com apresentação de orquestras, homenagens às mães pelo mês dedicado a elas e palestra do professor Wainer Teixeira, que falou sobre as relações humanas. Também prestigiou o Encontro da Família a secretária de Turismo, Patrícia Cordeiro.
“Fiquei feliz em participar do evento. Eu e Tassiana temos admiração e carinho por toda a família Orquestrando a Vida, pelo belo trabalho que desenvolve. Ajudamos enquanto poder público e não só pela Prefeitura, mas também buscando parceiros e empresas que queiram investir neste projeto, por meio de leis de incentivo. Recentemente conseguimos que a empresa Ferroport investisse na instituição, conseguimos emendas parlamentares com destinação de recursos para a Orquestrando a Vida. Estamos sempre prestigiando a ONG, porque sabemos que tem um trabalho sério, muito bem desenvolvido. Então a gente apoia, a gente busca patrocínio, porque a Orquestrando a Vida é uma ferramenta poderosa de transformação da vida de diversas crianças e adolescentes e suas famílias”, falou Wladimir.
PROJETO – Durante o evento, o prefeito ainda anunciou que encaminhará para Câmara Municipal um projeto de lei para a cessão, por 20 anos, de um imóvel da Prefeitura localizado no Parque Aldeia, a fim de viabilizar a criação de mais um núcleo da Orquestrando a Vida.
A primeira-dama disse ser emocionante ver o evento lotado, prestigiado por familiares de todos alunos, e também destacou a importância do projeto.
“É muito importante essas crianças e adolescentes terem a possibilidade da transformação de suas vidas por meio da música e saberem que através do próprio talento podem alcançar um futuro brilhante, cheio de oportunidades. A música permite expressar diversas emoções. Então, é importante termos momentos como esse para que o poder público e a sociedade valorizem um projeto que transforma vidas. Eu tenho certeza de que, para um pai, para uma mãe, o sucesso, a conquista de um filho é algo que melhora todo o ambiente familiar. No Orquestrando a Vida, a gente vê resultados brilhantes e valorizar e ampliar esse projeto é promover a transformação na vida de mais crianças, mais adolescentes, mais famílias”, declarou Tassiana.
A cozinheira Beatriz Lilargem é mãe do aluno Alyff Lilargem, de 13 anos, que faz parte do núcleo da Orquestrando a Vida na Terra Prometida. O adolescente é um dos integrantes da Orquestra Infanto-Juvenil. "O meu filho faz parte do projeto há um ano e isso é bastante positivo para nós, familiares. O projeto mostra que ele pode evoluir, realizar sonhos e se tornar alguém na vida através da música", comentou a mãe.
Segundo o maestro e presidente da Orquestrando a Vida, Jony Wiliam, o Encontro da Família acontece a cada dois meses. “Nós prestamos atendimento às famílias que se reúnem por cada orquestra uma vez ao mês e, de dois em dois meses, reunimos todos. Além de falarmos de assuntos familiares, é destacada a atenção das famílias para com os filhos e evolução dos mesmos dentro dos nossos projetos”, contou.
De acordo Jony Wiliam, um dos propósitos da Orquestrando da Vida é trabalhar o fortalecimento vínculos das crianças e adolescentes com seus familiares. “No encontro social semanal, debatemos assuntos pertinentes a relacionamentos interpessoais e evolução das crianças e adolescentes para que, mais tarde, quando estiverem profissionalizados, entendam a arte como um processo pedagógico”, destacou.