“A gestão na Educação do município de Campos dos Goytacazes é considerada inovadora. Isso porque se destaca em promover igualdade e desenvolvimento emocional dos estudantes, especialmente em áreas mais vulneráveis”. A afirmação é da secretária de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), Tânia Alberto.
Ela afirma que os alunos mais vulneráveis, apesar de possuírem direitos iguais de acesso à educação pública, precisam de suporte adicional para garantir a equidade e não somente igualdade de acesso. E neste sentido muitas ações devem ser desenvolvidas visando, além da igualdade, o desenvolvimento emocional que promova a permanência na escola com o sucesso escolar.
Para alcançar esse objetivo, ela cita algumas estratégias e metodologias inovadoras desenvolvidas pela atual Seduct.
“Até 2020, éramos a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, que passou, em 2021, a ser Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, contendo a partir de então um programa de trabalho integrando ciência e tecnologia à educação. Com isso, primeiro instituímos a linha mestre de metas mínimas para a gestão 2021-2024 denominado PAE (Programa de Aprendizagem Eficiente) que, juntamente com o PNE (Plano Nacional de Educação), definiu o caminho a seguir. Em segundo lugar, foi feito um investimento robusto em manutenções e reformas prediais das 80 creches próprias e 152 escolas que encontravam-se sucateadas e abandonadas”, disse.
Ela também destacou a construção e ampliação de novas escolas e creches para atender à ampliação de vagas, já apresentando um crescimento de mais de 25% de vagas ofertadas em creches entre 2023 e 2024 com previsão de chegar a 50% após a conclusão da expansão prevista e em andamento da rede municipal de ensino.
No início de 2021, a Seduct criou o Portal Educacional (
AQUI), introduzindo material pedagógico próprio alicerçado na BNCC e vídeos educacionais produzidos por professores da própria rede de ensino em salas-estúdio criadas em 12 unidades escolares, além de divulgar eventos, boas práticas, informar e manter atualizada a rede de servidores com informações e instrumentos normativos e legais sobre a educação municipal.
Inovação
“Também fizemos aquisições e parcerias diversas, inovando com material pedagógico diversificado, contribuindo para a ampliação do aprendizado e do aperfeiçoamento do trabalho docente com programas como o Labmais (aquisição de laboratórios móveis para educação infantil e ensino fundamental de Brincar e Aprender, Ciências, Matemática e Robótica), aquisição de 8 mil tablets para uso dos alunos das escolas, parcerias como com o Projeto Mente Inovadora com o Mind Lab designado para 21 escolas e 20 mil licenças de uso do programa Eduten de ensino de matemática para todos os alunos do 3º ao 9º ano e fases finais da EJA, dentre outras ações e aquisições”, destacou.
A secretária acrescentou a ampliação da oferta dos laboratórios de tecnologia em escolas, com treinamento de professores e acesso à internet em todas as unidades de ensino, além da distribuição de chromebooks para todos os professores, pedagogos, diretores e outros técnicos da rede municipal de ensino.
A criação da Escola de Formação de Educadores Municipais (Efem) ampliou a capacidade de formação em serviço de profissionais da educação diversos e professores com vasta oferta de cursos presenciais, semipresenciais e a distância com rede de formadores próprios e em parceria com instituições e universidades.
Programas de Bolsas
“Criamos , ainda, as relações com a formação de mão de obra especializada na cidade com projetos de tecnologia e startups, além de projetos de produção de pesquisa científica envolvendo universidades como o projeto Mais Ciência, além do projeto Mais Ciência na Escola, cujos alunos do ensino fundamental participam como bolsistas juntamente com os professores autores dos projetos, entre outros.
Foi feita uma atualização de práticas pedagógicas inovando nos currículos através das matrizes curriculares de Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA, ampliando a carga horária dos anos finais do ensino fundamental para 30 horas semanais incluindo disciplinas como Projeto de Computação, Projeto de Vida e Projeto Integrador, além de adesão a programas federais de indução da inclusão e qualidade da educação oferecida, atualização e revisão de sistema de avaliação entre outras práticas.
“São inúmeros os desafios da rede municipal de ensino, mas a revolução proposta para a gestão educacional mais inovadora em sintonia com demandas do século XXI, já iniciaram e estão sendo materializadas por essas estratégias e muitas outras em curso que merecem destaque”, finalizou Tânia.