Um grupo de cerca de 20 alunos e funcionários da Escola Municipal Isabel Maria Polônio Tavares, em Murundu, na Região Norte de Campos, participou do City Tour pedagógico Caminhos da Fé nesta quarta-feira (5). O projeto é promovido pela Secretaria Municipal de Turismo e, no passeio, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a história do município e os principais pontos turísticos da cidade.
O passeio foi guiado pelo guia Everaldo Reis. “É um prazer que a gente tem de atender as escolas de todo o município. É um trabalho de base do turismo para que as pessoas aprendam o que é o turismo, o que é o patrimônio histórico e valorizar o que nós temos. Nós temos um rico patrimônio, tanto histórico, natural, cultural como imaterial também, e a gente vai mostrando isso tudo”, comentou.
O grupo de alunos do 2º ao 5º ano saíram cedo de Murundu e percorreram cerca de 60 km até chegar ao Centro da cidade. Durante o trajeto, eles puderam conhecer sobre a antiga Estação Ferroviária de Murundu e a igreja. Também aprenderam mais sobre o presidente campista Nilo Peçanha, que nasceu em Morro do Coco, e sobre a história da localidade. Já na área central, as crianças visitaram a Praça do Santíssimo Salvador, a Catedral e a igreja do Carmo na 13 de Maio. Também conheceram um pouco da história dos prédios centenários como o Solar Visconde de Araruama, que abriga o Museu Histórico de Campos; o antigo Hotel Gaspar; a Lira de Apolo; entre outros pontos.
“É um projeto muito bacana porque a gente acaba levando cultura para o interior do município. O City Tour pedagógico Caminhos da Fé é um projeto que a gente apresenta a história religiosa da cidade. Então, é um projeto que tem realmente despertado muito interesse não só nos alunos, como também nos professores também”, disse o subsecretário de Turismo, Flávio Quintanilha.
Os roteiros são preparados de acordo com a região de cada grupo que participa. Os interessados em participar do City Tour Pedagógico Caminhos da Fé devem encaminhar ofício para a Secretaria de Turismo, através do e-mail depturismocampos@gmail.com.
A diretora da Escola Municipal Isabel Maria Polônio Tavares, Valéria Peixoto Rodrigues, acompanhou o City Tour e falou sobre a experiência de aprender mais sobre a história de Campos.
“Essa foi uma oportunidade que surgiu e eu abracei, não só para os meus alunos, mas pelos funcionários também, até mesmo para mim. Realmente a gente passa por aqui para compromissos e não vê muito detalhes, não conhece muito a história sobre Campos. Então, foi muito proveitoso. As crianças estão tendo uma oportunidade única. Eu mesma fui criada em Murundu e vim a Campos só para estudar, retornei e fiquei trabalhando lá. E foi uma oportunidade para mim também conhecer mais sobre Campos, e eu estou explorando com as crianças, com os funcionários e os professores também”, disse.
A estudante Ana Carolina da Silva dos Santos, de 7 anos, disse que ficou encantada com as estátuas. “Eu gostei muito, achei muito legal. O que mais gostei foram as estátuas e as igrejas. Bem legal”, disse.
A aluna Mirela Melo, do 4º ano, também gostou da oportunidade de aprender mais sobre Campos. “Vi coisas aqui que nunca tinha visto. Achei a igreja muito bonita. Eu gostei muito do passeio”, comentou.