Quatro secretários da Prefeitura de Campos participaram dos painéis de debate do 1º Encontro “Conexões Campos – Associando Pessoas, Criando Soluções”, ocorrido nesta terça-feira (26) no Salão de Festas Parthenon, em Guarus. Promovido pela Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), o evento reuniu especialistas de diversas áreas para um amplo debate sobre temas atuais e relevantes no cenário local, como empreendedorismo, desenvolvimento local, economia do mar, inovação, associativismo e ecossistema de inovação.
Representando o prefeito Wladimir Garotinho, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Mauro Silva, destacou os investimentos que a Prefeitura de Campos vem realizando em infraestrutura, saúde e educação para que o município ofereça um ambiente cada vez melhor a quem deseja investir. Mauro citou, ainda, a criação de um ambiente mais favorável aos negócios, como a desburocratização no processo de abertura de empresas, a maior oferta de crédito através do Fundo de Desenvolvimento do Município de Campos (Fundecam), o fortalecimento das políticas de apoio aos pequenos e microempreendedores e a capacitação de fornecedores locais para fazer negócios com a administração pública.
Como resultado, entre 2021 e 2024 Campos registrou um aumento de 33% no número de Microempreendedores Individuais (MEI), gerou 14.221 novos empregos com carteira assinada, abriu 6.534 empresas e a aprovou 1.296 propostas pelo Fundecam, que disponibilizou R$ 11.987.330,31 em financiamento em quatro linhas de crédito (Empreendedor, Empresarial, Economia Solidária e Inovação).
A secretária municipal de Turismo, Patrícia Cordeiro, falou sobre o novo olhar do município em relação ao seu potencial turístico, citando atrativos como o Parque Estadual do Desengano e a gastronomia local. Ela também destacou projetos planejados pelo governo Wladimir que se tornarão realidade nos próximos anos, como a revitalização da orla do Rio Paraíba do Sul e do Centro Histórico.
Os potenciais do agronegócio foram ressaltados pelo secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, Almy Júnior. Em sua fala, ele falou sobre a importância de valorizar a agricultura familiar e investir em potenciais como a pesca. O secretário também enfatizou a necessidade de o Congresso Nacional aprovar o Projeto de Lei 1.440/2019, que caracteriza como semiárido o clima das regiões Norte e Noroeste Fluminense - o que vai facilitar acesso a crédito e seguro agrícola aos produtores rurais de nove municípios. O PL foi apresentado por Wladimir Garotinho em 2019, durante seu mandato como deputado federal.
Secretário municipal de Petróleo, Energia e Inovação, Marcelo Neves participou de um painel sobre a Bacia de Campos, que deverá receber 23 bilhões de dólares de investimentos da Petrobras até 2029, com aumento na produção de 450 mil para mais de 1 milhão de barris de petróleo/dia. Este crescimento trará milhares de novos empregos para toda a região. “Esta é uma das principais preocupações que os municípios devem ter: preparar a população para que as oportunidades sejam desfrutadas pela população local”.
Para o presidente da Acic, Maurício Cabral, o Conexões Campos cumpriu sua missão de conectar entidades públicas e privadas no debate sobre o desenvolvimento econômico da região, com foco principal no fortalecimento da indústria, serviços, turismo e agronegócio – sem esquecer os investimentos que ocorrerão no setor de petróleo, nem do debate sobre ferrovias, rodovias, portos e aeroportos. “O objetivo é que a gente possa sair daqui com termos de compromisso e colaboração propositivos para construir projetos e alcançar esses objetivos”.
O evento foi uma realização da Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), com apoio institucional do Governo do Estado, Prefeitura de Campos, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf), Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Fundenor e Unisuam e patrocínio do Sebrae.