Sessão de banners dos 70 projetos do Mais Ciência na Escola, sessões orais com os 52 projetos do Mais Ciência, pitches apresentados pelos 16 empreendedores das startups, além de exposição de produtos e serviços nos estandes instalados no foyer do Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). Toda essa movimentação aconteceu nesta quarta-feira (11), durante a I Mostra de Educação, Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo, realizada pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia.
O objetivo da mostra foi apresentar os resultados e promover a premiação dos projetos participantes de Bolsas da Seduct, voltados à Iniciação Científica, Inovação e Empreendedorismo na região - Mais Ciência na Escola, Mais Ciência, Startup Campos e de Apoio à Economia Criativa, e dos projetos escolares apresentados na Feira de Ciências durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada em outubro deste ano no Jardim São Benedito.
Presidente da Tec Incubadora, Henrique da Hora destacou que a Mostra é fundamental por representar um elo físico, visível, de conexão entre a universidade e a sociedade. "Todo evento que a gente frequenta fala-se muito da inovação. O diferencial desse evento é que a gente está vendo a inovação, de fato. São 34 startups já com um produto no mercado, conectando o que acontece nos laboratórios das universidades com as demandas da sociedade. Temos aqui também o StarTec, que são as ideações acontecendo, ou seja, aquelas primeiras ideias tendo suporte para acontecer. Temos os 70 projetos da Prefeitura que tem suporte público para que essas ideias aconteçam, aquela conexão dos padrinhos da ciência, onde as startups vão mentorar as nossas crianças, a nossa sociedade, os nossos estudantes, futuros empresários que germinam de uma nova matriz econômica. E a gente vai ver a inovação acontecendo", disse Henrique.
Proprietária da Fran Produz, Ana Franthesca de Souza Ribeiro ressaltou a importância da Mostra. "Incrível essa oportunidade, porque a gente tem vários estabelecimentos, vários empreendedores, várias pessoas com iniciativas dentro da economia criativa. Eu acho que a economia criativa fala sobre isso: quando um ganha todos ganham, então essa troca é muito importante, porque a gente consegue ver outros modelos de negócios, várias oportunidades também de network e trocas. Acredito que hoje, através dessa feira, a gente vai ter bastante network para o próximo ano", acredita Franthesca.
Durante a I Mostra várias atividades aconteceram simultaneamente nos diversos espaços do Centro de Convenções. A coordenadora do Programa Mais Ciência, Leonora Tinoco, explicou que o evento visa também à integração dos quatro Programas, potencializando ações como o Padrinhos da Ciência, onde empreendedores e professores das universidades contribuem com os projetos do Mais Ciência na Escola. Mais de 130 projetos com temáticas diversas estavam reunidos no espaço.
Idealizadora do projeto "Meu Filho Empreendedor", Isabela Mello apresentou o pitch pela primeira vez e falou da experiência na mostra. "Foi a primeira vez que eu participei de um programa de aceleração de startups, o StarTec que conta com várias fundações e várias associações, incluindo a Tec Incubadora, que é pioneira em muitos trabalhos e projetos como esse, e foi realmente incrível, um programa realmente sensacional, que eu tive a oportunidade de ser uma das startups escolhidas. O projeto Meu Filho Empreendedor leva a metodologia de empreendedorismo como forma de destaque para a escola, impactando as próximas gerações. As habilidades empreendedoras são essenciais para o currículo de qualquer jovem, de qualquer criança, então levar isso para as escolas de uma forma que posicione e destaque a unidade é muito importante para o mercado, pois precisamos trazer mais qualidade para esse ensino, seja ele público ou privado", concluiu.
Durante a mostra aconteceu, ainda, o Tec Summit Fluminense, realizado pela Tec Campos Incubadora, parceira da Seduct nos programas Startup Campos e Economia Criativa. O Tec Summit visa promover a integração e colaboração entre os diversos agentes do Ecossistema de Inovação do Estado do Rio de Janeiro.
A programação incluiu o Congresso Nacional Online de Empreendedorismo (CONEMP), evento técnico-científico com profissionais e acadêmicos da área, promovendo a troca de conhecimentos e avanços nas pesquisas e o Demo Day das Startups da Tec Incubadora, com apresentação dos pitches das startups incubadas, além da premiação para as mais destacadas e a celebração da graduação das empresas.
No mesmo local, também aconteceu a apresentação dos projetos do programa StarTec, powered by InovAtiva, com exposição dos projetos desenvolvidos pelas startups participantes do programa de aceleração.