A Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) encerra 2024 com saldo positivo, mantendo a realização de eventos tradicionais, valorizando talentos da terra e promovendo a revitalização de alguns de seus equipamentos. Sete editais da Lei Paulo Gustavo (LPG), no município, com recursos de R$ 3.796.166,61, incentivaram projetos de fazedores de cultura.
“Realizamos eventos importantes, como o Verão de Todos Nós 2024, o 10° Rock Goitacá, a 372ª Festa do Santíssimo Salvador e o Desfile dos Foliões. O Teatro Municipal Trianon passou por reforma, ganhando um novo anexo. A tão sonhada reforma do Palácio da Cultura teve início e vem avançando com boa velocidade, para que seja entregue à população em 2025. Realizamos, também, a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica entre a FCJOL e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que beneficiará os artesãos do município”, detalha a presidente da FCJOL, Fernanda Campos.
CASA DE CULTURA DE GOITACAZES REABERTA – Em 25 de maio, a Casa de Cultura José Cândido de Carvalho, em Goitacazes, foi reinaugurada. Na ocasião, o Prefeito Wladimir Garotinho recebeu Laura Lione Carvalho dos Santos, filha de José Cândido de Carvalho, que o presenteou com um exemplar de “O Coronel e o Lobisomem”, obra de maior sucesso de seu pai.
QUALIFICAÇÃO – Pelo quarto ano consecutivo, a FCJOL investiu na qualificação de fazedores e fazedoras de cultura do município, por meio de cursos oferecidos gratuitamente, no Palácio da Cultura, no Teatro de Bolso Procópio Ferreira e nas Casas de Cultura Félix Carneiro (Farol), Poeta Antônio Silva (Conselheiro Josino) e José Cândido de Carvalho (Goitacazes).
TEATROS DE CORTINAS ABERTAS – O Teatro Municipal Trianon recebeu, ao longo do ano, diversas atrações nacionais e locais, depois de passar por reforma e manutenção, iniciando sua temporada em maio, recebendo, até dezembro, 69.912 pessoas, em sua plateia. O Teatro de Bolso Procópio Ferreira, por mais um ano, recebeu intensa agenda, mantendo a tradição de ser a casa do artista local.
MUSEU HISTÓRICO – Instalado no Solar do Visconde de Araruama, na Praça do Santíssimo Salvador, o Museu Histórico de Campos dos Goytacazes (MHCG), recebeu 23 mil visitantes em 2024, ano em que passou por reforma e manutenção. Entre os seus tradicionais eventos, destaque para o “Meia Noite no Museu”, com grande público, realizado no dia 1º de novembro. As apresentações teatrais do Núcleo de Pesquisa Cênica Letras em Movimento, também obtiveram grande sucesso. Por mais um ano, o Museu abriu espaço para os talentos da Terra, recebendo exposições, lançamentos de obras literárias e apresentações musicais e teatrais.
ARQUIVO PÚBLICO – Ao longo do ano, o Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho realizou a identificação e a recuperação de importantes documentos que compõem seu vasto acervo. Depois de três anos de espera – desde o final de 2021, quando foi obtido o repasse de R$ 20 milhões, oriundos de sobra do duodécimo da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) –, no dia 18 de dezembro foi realizada a assinatura do contrato de licitação para a instalação da sobrecobertura metálica no Solar do Colégio, sede do Arquivo, iniciando o processo das obras de restauro do imóvel, por meio da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf).