O prefeito Wladimir Garotinho participou, na tarde desta quinta-feira (9), da eleição da presidência do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf) para o biênio 2025/2026, que elegeu, em chapa única e por unanimidade, o prefeito de Italva, Léo Pelanca, como novo presidente, substituindo a ex-prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco. A assembleia aconteceu na sede do Consórcio em Campos e, entre os temas apresentados, foi destacada a importância da união dos prefeitos participantes do Cidennf para a aprovação do Projeto de Lei 1.440/19, que classifica o clima de 21 municípios do Norte e Noroeste Fluminense como Semiárido. O projeto é de autoria de Wladimir, quando deputado federal.
O presidente eleito do Cidennf, Leo Pelanca, falou da importância da união e do trabalho buscando ações conjuntas, em especial pelos municípios com similaridades.
“Precisamos estar juntos, debater juntos, para que tenhamos ações e sucesso nas demandas junto aos governos federal e estadual. Temos pautas importantes, como foi falado aqui, a respeito do Semiárido”.
Wladimir também falou da importância da união dos municípios para que haja investimentos e, consequentemente, mais desenvolvimento para as duas regiões. Além da classificação do clima para Semiárido, citado pelos prefeitos presentes, Wladimir falou sobre a Central de Abastecimento de Campos (Ceascam), a ser instalada no antigo Ceasa, em Guarus, para a qual conseguiu emendas parlamentares na ordem de R$ 12 milhões. Os recursos serão direcionados ao projeto, que prevê a reestruturação de uma área de cerca de 260 mil metros quadrados para beneficiar agricultores do Norte e Noroeste Fluminense e que está em processo de licitação.
“União é a palavra de ordem. Precisamos nos unir em busca dos benefícios para nossa região. Em dezembro fui a Brasília para que o projeto fosse colocado em pauta. Fui sozinho, pois calhou de cair na data da diplomação da maioria dos prefeitos. Agora, o projeto deve voltar à pauta e é a chance que temos para nos articularmos. Se hoje um produtor ou um agricultor familiar quiser pegar a linha de crédito de financiamento de qualquer banco, ele paga de cerca de 10% a 12% de juros ao ano. Com a linha de crédito do Semiárido, que é o que está proposto, o juro cai para 2% ao ano. Isso reflete no capital de giro e significa mais investimentos e mais renda no campo”, disse Wladimir, que parabenizou o novo presidente do Consórcio.
Durante a assembleia, o senador Carlos Portinho fez uma chamada de vídeo para o prefeito Wladimir Garotinho, a fim de reafirmar aos demais prefeitos o compromisso pela busca da aprovação do projeto de lei de classificação do clima Semiárido.
Subsecretário de Desenvolvimento Econômico de Campos, Felipe Knust falou que os municípios estão avançando positivamente com pautas coletivas específicas, pautas que atendem a toda região.
“Os municípios vêm avançando e a gente acredita que essa eleição do Léo Pelanca vai trazer mais união e força ao Cidennf. Podemos ver isso pela presença maciça dos prefeitos nesta assembleia, mostrando a dedicação de todos”.
Atualmente o Cidennf é formado pelos municípios de Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Campos dos Goytacazes, Carapebus, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Italva, Itaocara, Itaperuna, Macaé, Miracema, Natividade, Porciúncula, Quissamã, Santo Antônio de Pádua, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, São José de Ubá e Varre-Sai.