A Feira da Agricultura Familiar e do Pescado, antiga Feira da Roça, foi expandida em Campos e está cada vez mais popular entre os campistas. Uma ótima oportunidade para quem quer comprar produtos naturais de qualidade, direto do produtor e livre de agrotóxicos, são várias edições da feira acontecendo em diversos pontos da cidade da cidade, como Centro, Parque Tamandaré e Turf Club, além dos distritos de Guarus e Goitacazes e na praia de Farol de São Tomé, de terça-feira a domingo. As feiras contam com cerca de 180 feirantes e são famosas por oferecerem grande variedade de produtos, entre frutas, verduras, legumes, biscoitos caseiros, queijos, refrescos, doces e até pastel.
Além de fornecer bons produtos, a feira incentiva a diversificação da agricultura e a economia do município, garantindo a agricultores familiares e pequenos produtores um bom retorno financeiro e segurança do escoamento da produção. Esse é o caso de Leandra da Silva Santos, que é feirante há mais de 20 anos: “Eu vivo do que tiro daqui, da feira, e não tenho do que reclamar. Consigo pagar minhas contas, a faculdade da minha filha. A gente cultiva e vende, podendo ter um bom retorno.”
Mas não é só o vendedor de alimentos naturais que lucram nas feiras. O clássico pastel frito na hora também é um sucesso de vendas, sempre atraindo os consumidores que gostam de fazer feira. “A feira tem sido boa pra mim. Além do pastel, eu vendo outros salgados, sucos e refrescos e tenho tido um bom lucro”, contou Bruna Barreto, que trabalha na feira há sete anos.
A Feira da Agricultura Familiar e do Pescado garante o alimento fresco, direto do produtor ao consumidor: “Além de importante para as famílias que vivem da agricultura, a feira traz muitos benefícios para o consumidor, que sabe a procedência e a qualidade dos produtos. E comprando nas feiras, o consumidor adquire produtos de Campos e ajuda diretamente quem efetivamente produz no município e ajuda a fortalecer a agricultura e a economia local”, declarou o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Almy Junior.
Lurdes Oliveira, que frequenta a feira há 20 anos, concorda com esses benefícios: “A feira é maravilhosa. Trabalho aqui perto e venho na feira toda terça e sexta. Aqui tem muita coisa boa, com bons preços e tudo bem variado. Costumo sempre comprar verduras, frutas e hortaliças lá para casa e, além disso, tenho muitos amigos aqui, que eu sei que são bons produtores, então sei da qualidade dos produtos”.
DIAS E LOCAIS DE FUNCIONAMENTO DAS FEIRAS DA AGRICULTURA FAMILIAR E DO PESCADO:
TERÇA-FEIRA
Centro – Na Praça da República, entre Rua Siqueira Campos, Dr. Lacerda Sobrinho e Saldanha Marinho
QUARTA-FEIRA
Parque Tamandaré - Entre rua Padre Romeu Peduzzi e a Rua Mariano de Brito
Penha - Na Avenida Milton Guaraná
Jardim Carioca - Entre a Rua Antônio Peçanha Junior e a Avenida Professora Carmem Carneiro
QUINTA-FEIRA
IPS - Entre Avenida Dr. Arthur Bernardes e a Rua Maestro Lorenço Soares
Flamboyant - Entre a Rua Engenheiro Franco Amaral e a Rua Oswaldo Tavares
UENF (na Avenida Alberto Lamego)
SEXTA-FEIRA
Centro – Praça da República, entre Rua Siqueira Campos, Dr Lacerda Sobrinho e Saldanha Marinho
Turf Club - Na Rua Severino Lessa, próximo ao Colégio Maria Lúcia
SÁBADO
Parque Leopoldina – Praça da Igreja do Saco, entre a Avenida Alberto Torres e a Rua Dr. Mattos
Flamboyant - Entre a Rua Engenheiro Franco Amaral e a Rua Oswaldo Tavares
Goitacazes – Na Praça São Benedito, na Rodovia Raul Souto Maior
Farol de São Tomé - Na Avenida Garoupas, próximo à Biblioteca
DOMINGO
Flamboyant - Entre a Rua Engenheiro Franco Amaral e a Rua Oswaldo Tavares