A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, viabilizou a concessão do Aluguel Social a uma família que residia no Parque Tarcísio Miranda, bairro que está passando por obras de reurbanização do Bairro Legal. A residência em que a família morava foi construída no final da rua Milton Barbosa, que antes era sem saída, mas que, com o passar dos anos, foi aberta ao tráfego de veículos. O imóvel, que ocupava parte da via, inviabiliza a execução de trabalho de reurbanização, que a Prefeitura promove no bairro. Nesta segunda-feira (24), o imóvel foi demolido e a Prefeitura dará sequência às obras de reurbanização do bairro.
Secretaria de Obras e Infraestrutura / Divulgação
Com o benefício do Aluguel Social concedido, dona Cirlei Machado, de 61 anos, e sua filha, se mudaram para uma nova residência no Jockey II na última semana. e a Secretaria de Obras e Infraestrutura dará sequência aos serviços em um pequeno trecho da Rua Antônio Manoel, para ligar o Parque Tarcísio Miranda com os bairros Cidade Jardim e Riviera I e II. “Esse cantinho, na época, era um barraquinho que um senhor que morava aqui nos deu. E os vizinhos ajudaram com tijolo e cimento. Agora, eu choro de alegria. Eu agradeço muito por ir para uma casa com condições”, disse Cirlei.
O secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, vem acompanhando de perto a situação da família que residia no Parque Tarcísio Miranda. Com a equipe da SMDHS e da Defesa Civil, além de familiares da Cirlei, Rodrigo acompanhou a mudança, que aconteceu nesta semana. “É uma família que está em situação de vulnerabilidade social neste momento, então ficará respaldada enquanto não for viabilizada uma moradia fixa. Hoje, dona Cirlei está no Aluguel Social, mas no futuro ela será contemplada com uma residência do programa de habitação”, disse Rodrigo.
Para a nora de dona Cirlei, Letícia Tavares, que foi responsável pelo processo de desocupação, o Aluguel Social foi a melhor iniciativa, já que o imóvel em que a sogra e a cunhada moravam já apresentava riscos. “Essa nova casa é muito melhor. A outra casa a gente não conseguia ter noção de como estava, porque os móveis escondiam a real estrutura. As paredes tinham muito mofo, prejudicando até a saúde da minha sogra. Era uma casa sem piso e sem nenhuma estrutura. Agora, a casa que ela está é bem maior, de dois quartos, sala, cozinha, varanda e um quintal grande. Ela está bem melhor”, disse a nora.
O Aluguel Social é um benefício concedido pela Prefeitura dentro da Lei de Benefícios Eventuais (Lei Municipal nª 9109/2021). Ele é necessário para garantir moradia nas situações de desastres e de calamidade pública, além de outras situações sociais que comprometem a sobrevivência, como no caso da família do Parque Tarcísio Miranda.
OBRAS DE REURBANIZAÇÃO - A Prefeitura investe R$ 11.837.415.91 na execução das obras de reurbanização das ruas do Parque Tarcísio Miranda. Conforme informações da Subsecretaria de Mobilidade Urbana, todas as ruas serão dotadas de iluminação em LED e as mais estratégicas para a mobilidade urbana pavimentação asfáltica.
“Essa construção que foi demolida representava um entrave para a abertura da Rua Milton Woodrow Barbosa, que é uma continuação da Rua Antônio Manuel até a região do Cidade Jardim. Com essa via aberta, nós vamos ter uma grande alternativa para a 28 de Março, para ajudar a desafogar o tráfego na avenida”, explicou o subsecretário municipal de Mobilidade Urbana, Sérgio Mansur.