Notícia no detalhe
Comudes cria manifesto nacional em defesa dos royalties
Um manifesto de protesto contra expediente de caráter inconstitucional, que tramita no Congresso Nacional e que visa reduzir a indenização (royalties) paga pelo Tesouro Nacional aos municípios produtores de petróleo, será publicado em veículos de comunicação de alcance nacional. A iniciativa foi aprovada na noite desta terça-feira (20), no auditório da Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), durante reunião extraordinária do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Comudes), presidido pela prefeita de Campos, Rosinha Garotinho.
O objetivo do manifesto é denunciar a redistribuição dos royalties para municípios não produtores, em flagrante desrespeito às cláusulas do artigo 60 da Constituição Federal, que proíbem a alteração por meio de emendas, tendentes a abolir as normas constitucionais relativas às matérias por elas definidas.
Durante a reunião dos membros do Conselho, que tem a participação efetiva de dirigentes de entidades da sociedade civil organizada, a prefeita Rosinha lembrou que, com apoio do subprocurador geral do Município, Fabrício Ribeiro, e do secretário de Governo, Geraldo Pudim, que quando deputado federal impetrou mandado de segurança, para evitar que a emenda Ibsen fosse aprovada e as perdas fossem consumadas em 2010.
Durante a reunião, também foi apresentada sugestão pelo presidente regional Norte da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Geraldo Coutinho, que propôs alterações no sistema da participação especial. "A participação especial oferece facilidade jurídica para alterações e parte dos recursos pode ser direcionada aos municípios não produtores, sem penalizar os produtores, que ficam com o ônus da extração de petróleo”, ressalta.
Na condição de presidente do Comudes, Rosinha solicitou a Geraldo Coutinho que apresentasse detalhadamente a proposta ao representante do senador Lindeberg Farias, que compareceu à reunião, para anunciar apoio do senador às decisões do Conselho. Dirigentes de entidades da sociedade civil organizada declararam apoio à iniciativa da prefeita Rosinha em mobilizar a população para o grande ato de protesto na Praça São Salvador nesta sexta-feira (23), a partir das 16h.
Últimas Notícias adicionadas
- 16/11/2025 14:38:30 Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
- 16/11/2025 14:15:22 Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
- 16/11/2025 10:28:37 UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
- 16/11/2025 10:01:56 Educação divulga lista das chapas homologadas para eleição de diretores
- 16/11/2025 09:50:52 Simpósio Caminhos de Barro vai discutir potencial da cerâmica artesanal
Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
1611 14h15Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
1611 10h28UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
1611 10h01Educação divulga lista das chapas homologadas para eleição de diretores
1511 15h51Espetáculo de dança “As Cores do Brasil” neste domingo no Teatro Trianon
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira




















