O Morar com Saúde, projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Governo (Segov) em parceria com as secretarias de Saúde (SMS) e Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS), será retomado a partir do próximo mês. Nesta quarta-feira (16), a Segov realizou a apresentação do cronograma anual, que vai de maio até dezembro, e fez homenagem a todas as secretarias, departamentos e programas parceiros do projeto, que estarão juntos ao longo de 2025. Em dois anos, o Morar com Saúde atendeu mais de 30 mil pessoas e percorreu 16 condomínios dos Morar Feliz.
O encontro aconteceu no auditório do Centro Administrativo José Alves de Azevedo (CAJAA) com a presença dos secretários de Governo, Ruy Crispim; de Saúde, Paulo Hirano; de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho; do subsecretário e diretor de Vigilância em Saúde, respectivamente Charbell Kury e Rodrigo Carneiro; da coordenadora do Morar com Saúde, Lindamara da Silva; e da diretora do Centro de referência e Tratamento da Mulher (CRTM), Alessandra Crespo, dentre outros.
“Hoje estamos lançando a reedição do Morar com Saúde, que é um programa de extrema importância. O governo vai até o povo e esse é um grande modelo assistencial, não só na questão da saúde, mas também social, pois vai ao encontro de comunidades, garantindo o acesso principalmente a serviços de saúde, como marcação de consulta, vacinas, atendimentos com várias especialidades médicas. Também tem os níveis de assistência social, com informação e estímulos por meio dos equipamentos e produtos relacionados a essa pasta”, disse Paulo Hirano.
À frente da Segov, Ruy Crispim também ressaltou a importância do projeto. “Fico muito feliz com a retomada do Morar com Saúde, programa que vai ao encontro da população, levando vários serviços que, somente nas edições anteriores, atendeu mais de 30 mil pessoas, marca que a gente pretende ultrapassar este ano. Através do Morar com Saúde as pessoas se sentem mais cuidadas, mais acolhidas, com o poder público chegando até elas”, ressaltou Crispim.
O Morar com Saúde foi lançado no dia 14 de maio de 2022. Ao longo de três anos foi crescendo e tendo os serviços ampliados a cada nova edição. E, seguindo a proposta deste segundo mandato do prefeito Wladimir Garotinho, o projeto estará voltando aos condomínios do Morar Feliz em 2025. O primeiro a receber a ação, que será realizada em maio, é o Recanto da Bíblia, no Parque Santa Clara. Para a realização da nova edição, que será na Vila Olímpica do bairro, a equipe da Segov já iniciou o cadastramento das 545 casas.
“Três anos depois estamos voltando ao local onde tudo começou, com mais atividades, mais serviços, pois o Morar com Saúde foi num crescente a cada edição, com a gente ouvindo a população e adicionando os serviços. O Recanto da Bíblia, por exemplo, vai receber dessa vez os serviços no Núcleo de Controle e Avaliação, do Centro de Referência e Tratamento da Mulher, do Instituto Municipal de Trânsito e Transportes, coleta de exames, controle do tabagismo, nutrição alimentar, entre outros que não constavam na primeira edição”, explicou a coordenadora Lindamara.
HOMENAGEM AOS PARCEIROS - Além da apresentação do cronograma de início das atividades de 2025/2026 do Morar com Saúde, foram homenageados, com certificados, representantes das secretarias de Saúde; SMDHS; Obras e Infraestruturas; Agricultura e Pesca; Serviços Públicos; Controle e Transparência; Subsecretaria de Meio Ambiente; Subsecretaria de Vigilância em Saúde; Subsecretaria de Justiça e Assistência Jurídica; Grupo de Resgate Voluntário (GRV); além dos os ex-secretários da Segov, Henrique Oliveira, Ângelo Rafael e o vereador Juninho Virgílio, além da equipe que atua diretamente do programa.
“São parceiros que fizeram o Morar com Saúde um grande sucesso de 2022 a 2024. É um momento de felicidade, de agradecimento. A gente tem que ter gratidão com quem nos ajuda a fazer um grande projeto. Ninguém faz nada sozinho. Apesar de ser coordenadora, se não tivesse esses parceiros, o projeto não seria esse sucesso”, ressaltou Lindamara.
Com a parceria renovada para 2025, o secretário de Desenvolvimento Humano e Social, disse que “Nossa participação é muito social, de muita cidadania. A gente entra auxiliando as pessoas que estão com o cadastro único desatualizado, com o Departamento de Programas e Projetos, corte de cabelo, fazendo aquela parte de tratamento de unhas, tranças, todo trabalho na parte social que é necessário nas localidades que são mais afastadas, nas localidades que precisam mais de nosso serviço. Então, parabenizo a Secretaria de Governo por essa atuação, porque é importante o trabalho sair de dentro dos muros”, disse Rodrigo Carvalho.