A secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Tânia Alberto, se reuniu, na última semana, com representantes do programa EJA-EPT (Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica) do IFFluminense. O objetivo foi articular parcerias para cursos de formação de professores da rede municipal que atuam nessa área e para turmas específicas destinadas a alunos da EJA, incluindo ofertas de especialização à distância. O encontro, realizado na sede da Seduct, teve como meta aproximar as ações do IFF e da secretaria para ampliar a formação docente e oportunidades de qualificação profissional a partir de 2026.
Participaram da reunião o coordenador do programa EJA-EPT do IFF, Guilherme Batista, e a coordenadora de EaD para EJA-EPT do instituto, Ana Christina Marchi. Pela Seduct estiveram presentes Marcelo Cavalcante e Simone Barreto, que coordenam ações de EJA da secretaria. Guilherme destacou a intenção de estreitar laços e explicou mecanismos de inscrição e divulgação para facilitar a adesão de professores e alunos.
Na conversa foram apresentadas duas propostas centrais: a criação de uma nova turma de capacitação para professores — voltada ao aperfeiçoamento e à compreensão da matriz curricular da EJA — e a oferta de turmas específicas para estudantes da EJA, com disciplinas a partir da 6ª fase até a 9ª. Guilherme pontuou que já foi ofertado um curso de capacitação docente de 200 horas com duração de cinco meses, e que o objetivo é repetir e ampliar essa proposta em 2026. Há previsão de cerca de 200 vagas para municípios parceiros, cujo processo seletivo ainda está em definição.
A articulação prevê mecanismos de inscrição simplificados, realizados fisicamente nas próprias escolas municipais que oferecem EJA, conforme explicou Guilherme. Essa opção busca manter a proximidade com a comunidade e reduzir barreiras administrativas que costumam dificultar a participação de docentes e estudantes adultos. As aulas previstas para estudantes ocorreriam no período da tarde, com turmas sediadas em Guarus e no Centro.
A secretária Tânia Alberto ressaltou a importância de reforçar uma política pública de educação inclusiva que respeite a natureza própria da EJA: “Não se trata de transformar a EJA em um ‘mini Ensino Fundamental’; é preciso reconhecer suas especificidades e atender às trajetórias de vida dos estudantes.” Ela também destacou o efeito transformador da oferta em parceria com uma instituição federal: “Ao fazer parte de EJA, os alunos começam a sonhar com o que é possível; a chegada a uma instituição de ensino superior. E participar de cursos nesses espaços dá a esses jovens e adultos uma sensação de pertencimento”.
Guilherme propôs ainda uma ação de aproximação às escolas mais distantes — visitas às unidades escolares que atendem comunidades rurais e quilombolas — para apresentar as possibilidades dos cursos EaD e profissionalizantes do instituto. O IFF informou que conta com um grupo de pesquisadores responsável por acompanhar a evolução dos estudantes, monitorar taxas de evasão e subsidiar ajustes nas práticas pedagógicas.
Participação em colóquio
O IFF também apresentou à secretária o I Colóquio EJA-EPT, marcado para os dias 23 e 24 de outubro de 2025, no Campus Campos Centro. O evento terá conferência magna, mesas temáticas, comunicações orais, oficinas, pôsteres e atividades culturais, com opções de participação presencial e remota; as inscrições serão de 31/07 a 13/10/2025 e a submissão de trabalhos de 01/08 a 01/09/2025.
Para quem atua na EJA, o Colóquio é uma oportunidade de formação e interlocução acadêmica: além de promover debate sobre acesso, permanência, formação docente e metodologias, o encontro permitirá que professores da rede municipal apresentem relatos de experiência e pesquisas. A conferência magna terá a presença do professor Miguel Arroyo, referência na área de educação popular e EJA, o que, na avaliação dos organizadores, acrescenta densidade teórica e visibilidade ao evento.
EJA na Seduct e IFF
Articuladas pelo Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE), as ações mantêm foco em ampliar vagas, reduzir a evasão e articular qualificação profissional com as demandas locais. A secretaria tem promovido cursos profissionalizantes gratuitos e ações dirigidas a comunidades rurais e quilombolas – entre as propostas conjuntas com o IFF estão cursos FIC e ofertas EaD que podem contemplar Assistente Administrativo, Informática Básica, Cuidador de Pessoas Idosas, Produção Agroecológica e Agricultura Familiar, ampliando o acesso à certificação e ao mercado regional.
O programa EJA-EPT do IFFluminense consolida-se como campo estratégico que articula escolarização e qualificações técnicas, com oferta em campi como Campos Centro e Guarus e com projetos de extensão e pesquisa voltados à permanência estudantil. A parceria agora em construção com a Seduct pretende ampliar vagas, qualificar professores e estimular a participação de alunos em cursos e no Colóquio, fortalecendo uma política pública que conecte educação básica, formação profissional e perspectivas reais de trajetória para jovens e adultos.